São Salvador da Bahia

Companhia de Vehiculos Economicos
1869 - 1897

Histórico

Em 16 de fevereiro de 1866, duas sociedades apresentam o projeto de instalação de um sistema de carris em Salvador, a primeira, a firma R.Ariani, e a segunda a sociedade Monteiro e Carneiro. O interesse das duas firmas gerou largas discussões na Câmara dos Vereadores. Por fim, decidiu-se que a Companhia de Vehiculos Economicos, da firma Monteiro e Carneiro, teria o privilégio para instalação da primeira linha de carris da cidade. 

O contrato da sociedade Companhia Vehiculos Economicos, formada por 3 sócios, foi assinado em 2 de março de 1866, com duração de 15 anos, registrado no Tribunal do Commercio em 12 de março de 1866.

Em 1867 a companhia adquiriu  todo o material rodante, animais, telégrafo e demais equipamentos.

Os primeiros trilhos foram assentados em abril de 1866, na linha projetada entre o Comércio (Cidade Baixa) e Itapagipe, passando pelo Bomfim. A primeira linha de bonde de tração animal é oficialmente inaugurada no dia 12 de maio de 1869, ligando Água de Meninos (Coqueiros ou Muganga) ao Bomfim. Nota-se que, até o início do século XIX, o Bonfim só era acessível por mar.

Entre 1869, a companhia encomendou duas pequenas locomotiva a vapor na Europa para testes em suas linhas. O ponto final da linha ainda era próximo do Pilar, mas dentro em breve seria na Praça do Riachuelo no Commercio.

Em 1870, a linha foi prolongada do Bomfim à Ribeira Itapagipe e de Água de Meninos (Coqueiros) até o Pilar, e pouco tempo depois, até a Praça do Riachuelo, junto à Associação Comercial da Bahia. A viagem passa a ser realizada em duas etapas, a primeira, entre a Praça do Riachuelo e o Bonfim, em bondes de tração animal com uma parelha de burros, e a segunda, entre o Bonfim e a Ribeira do Itapagipe, com tração a vapor de duas pequenas locomotivas, usadas alternadamente. Entre 1871 e 1872 a linha é prolongada até o Largo da Conceição,  na porta da Alfândega, atual Mercado Modelo, na época também conhecida como Praça do Commercio.

Em 1871, o encontro dos carros era feito nos pontos dos Andradas, Água de Meninos e Mares.

Em 1872, a linha é duplicada na Calçada do Bonfim, e é aberto um desvio do Noviciado até a Mangueira (Bom Gosto).

Em 1878, a Companhia contava com 12 carros abertos e 21 fechados, além de 271 animais.

Em 1882, a companhia contava com 45 carros para passageiros, 9 trolys para carga e 9 Km de linhas, entre Conceição da Praia e a Ribeira do Itapagipe. Planejava-se a construção de um ramal para Boa Viagem e de uma linha dupla do Bonfim para Itapagipe. 

Em 1886, a companhia contava com 9 Km de linhas, ligando os pontos extremos de Conceição da Praia e Ribeira do Itapagipe.




Eletrificação

Em 6 de junho de 1897, a companhia inaugura a primeira linha de bonde elétrico da capital, ligando o Comércio a Itapagipe, e a segunda do país, atrás somente da Companhia Jardim Botânico do Rio de Janeiro que inaugurou sua primeira linha de bonde elétrico em 1892. 

Passageiros Transportados

1869 - 189.008
1870 - 493.728
1878 - 678.148
1879 - 703.400
1882 - 852.792

Officinas: Fazenda Garcia
Cocheira dos bonds: rua de Baixo de São Bento, ex-Teatro São Pedro de Alcântara 
Cocheira das gondolas (diligências): Baixa do Bomfim 


REFERÊNCIAS:

Relatórios dos Trabalhos do Conselho Interino do Governo da Bahia. 1823 a 1889.


Vehiculos Economicos. Relatório Apresentado a Assemblea Legislativa da Bahia. 06 março 1870. Typographia do Jornal da Bahia. 1870.

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