Companhia de Transportes Urbanos do Estado da Bahia (CTB)
Histórico
Em agosto de 2023, o governo do estado rompeu o contrato com o consórcio Skyrail para a construção do monotrilho. Em 27 de dezembro de 2023, substituindo o projeto do monotrilho, foi publicado o edital para a construção do sistema de VLT com os seguintes trechos:
Calçada - Ilha de São João, 16,7 km
Águas Claras - Paripe, 9,2 km
Águas Claras - Piatã, 10,5 km
Em dezembro de 2023, o governo da Bahia aceitou comprar as 40 composições do VLT de Cuiabá, fabricadas em 2013, por R$ 793,7, milhões. O acordo foi assinado em 3 de julho de 2024.
Governo do Estado autoriza início das obras do VLT e investe
na mobilidade urbana de Salvador e RMS
Galego Notícias, 14/06/2024
Em 15 de outubro de 2024, as composições começaram a ser transferidas de Cuiabá para a fábrica de São Paulo, onde seriam revisados. Em Cuiabá estavam guardadas num terreno próximo ao Aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande.
Em novembro de 2024, foi anunciado oficialmente a inclusão do trecho Calçada - Comércio, com 3,5 km, no projeto do VLT.
Em fevereiro de 2025, na estação Calçada, foram instalados os primeiros trilhos do VLT.
Foto Thuane Maria / Governo da Bahia
Em 4 de julho de 2025, foi enviada a última composição do VLT de Cuiabá, modelo URBOS 100, para a fábrica da CAF em Hortolândia para revisão e ajustes finais.
Em 15 de agosto de 2025, o governo da Bahia anunciou que foi enviado ao governo federal o pedido de financiamento de mais um trecho do VLT, ligando o Largo do Tangue ao Metrô Retiro, passando pela Avenida San Martin, com 3,7 km de extensão.
Em 22 de agosto de 2025, o governo da Bahia assinou o 1º termo aditivo ao contrato nº 10/2024 com o Consórcio Expresso Mobilidade Salvador, responsável pelas obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), formado pelas empresas ÁLYA Construtora S.A., METRO Engenharia e Consultoria Ltda. e MPE Engenharia e Serviços S.A. O acordo previa a construção do trecho Calçada–Comércio, com custo adicional de R$ 113,1 milhões, correspondendo a 7,98% do valor original do contrato.
Em 10 de setembro de 2025, foi apresentada na fábrica da CAF em Hortolândia identidade visual das composições, fazendo referência ao mar, às casas do entorno do trajeto e à tradição dos pescadores do Subúrbio Ferroviário.
Foto Joá Souza / Governo da da Bahia
Em 19 de setembro de 2025, início das obras de construção do Tramo 4 (Calçada - Comércio), na altura da Avenida Engenheiro Oscar Pontes, próximo à Feira de São Joaquim.
Em 4 de novembro de 2025, foi energizada a primeira estação primária do VLT, na Calçada, permitindo a operação de trecho de 4 km até a ponte São João.
A subestação é uma das quatro unidades primárias que integram o sistema elétrico do VLT, responsável por receber e rebaixar a energia recebida da Coelba e distribuí-la para as subestações retificadoras, estruturas encarregadas de converter a corrente alternada em corrente contínua, que alimenta a rede aérea de tração. Os Trechos 1, 2 e 3 do sistema contarão com quatro subestações primárias e 20 subestações retificadoras. A energização da Subestação Calçada reduz a tensão de 69 kV para 13.8 kV.
Foto Fabio Ribeiro / ASCOM-CTB
Cronologia
27/12/2023 Publicação do Edital para a construção do VLT
14/06/2024 O governo do estado autoriza o início das obras
01/07/2024 Assinatura com os três consórcios vencedores
17/09/2024 Entrega dos primeiros trilhos
20/09/2024 Chegada dos primeiros equipamentos elétricos
15/10/2024 Início da transferência das composições de Cuiabá para a fábrica em São Paulo
12/11/2024 Trecho Calçada - Comércio recebe licença ambiental para implantação
21/02/2025 Instalação dos primeiros trilhos do VLT, na estação Calçada
21/07/2025 Assinatura do aditivo contratual do Lote 1, incluindo o trecho Calçada - Comércio
21/07/2025 Lançamento do edital de sinalização dos Lotes 1, 2 e 3
10/09/2025 Apresentação da identidade visual das composições
19/09/2025 Início das obras do Tramo 4 (Calçada - Comércio)
01/10/2025 Entrega dos primeiros trilhos do Tramo 2
17/10/2025 Autorização da instalação dos sistemas de telecomunicações, sinalização e controle
04/11/2025 Energização da primeira subestação primária, na Calçada
Previsão
Dezembro de 2025: chegada do 1º trem a Salvador; construção do pátio de recepção e via de testes.
Janeiro de 2026: início dos testes do 1º VLT
Junho de 2026: primeira composição testada; início dos testes em série com os demais VLTs
Dezembro de 2026: 17 composições em Salvador.
Janeiro de 2027: início da operação comercial do primeiro trem.
Junho de 2027: 26 composições em Salvador.
Dezembro de 2027: 35 composições em Salvador.
Março de 2028: todas as 40 composições entregues.
Julho de 2028: conclusão dos testes e expectativa de início da operação comercial.
Estações
Trecho 1
Ilha de São João
Paripe
Maternidade Maria de Conceição Jesus
Setúbal
Periperi
Ara Ketu
Escada
Praia Grande
Itacaranha
Plataforma
Mercado São Brás do Subúrbio
Marisqueiras
União
Lobato
Viaduto Suburbana
Pedreira
Santa Luzia
Baixa do Fiscal
Calçada
Calçada 2
São Joaquim
Ferry-Boat
Hospital da Marinha
Instituto do Cacau
Mercado Modelo
Trecho 2
Rio dos Macacos
Subestação
Fazenda Coutos
Vista Alegre
Hospital do Subúrbio
Pata-Pata
Valéria
Águas Claras
Trecho 3
Castelo Branco
Regional
IFBA
Cajazeiras
Parque Tecnológico
Bairro da Paz
Senai/Cimatec
Costa Verde
Piatã
REFERÊNCIAS:
Bahia e Mato Grosso assinam acordo para compra e venda dos vagões do VLT. RD News. 03 julho 2024.
VLT vai chegar até Piatã; veja detalhes do projeto. Correio 24 Horas. 27 dezembro 2023.
Primeiros trilhos do VLT de Salvador chegam ao Subúrbio Ferroviário. Rádio Sociedade. 17 setembro 2024.
Avanço no projeto do VLT: equipamentos elétricos chegam a Salvador. Governo da Bahia. 20 setembro 2024.
Obras do VLT avançam na Calçada com implantação dos primeiros trilhos. Bahia Notícias. 23 fevereiro 2025.
Chegada dos trilhos no Trecho 2 do VLT marca avanço das obras entre Paripe e Águas Claras. Governo da Bahia. 01 outubro 2025.
RODRIGUES, Raul. Governador e ministro Rui Costa autorizam implantação de sistemas do VLT e visitam obras em Salvador. Governo da Bahia. 17 outubro 2025.






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