segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Projeto executivo do VLT será apresentado até dia 15 deste mês

03/11/2011 - Só Notícias

A Secretaria Extraordinária para a Copa de 2014 (Secopa) deve concluir até o próximo dia 15 o projeto executivo do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Com isso, a expectativa do governo é que em dezembro seja lançado o edital de licitação para concessão da administração do serviço à iniciativa privada.

Os prazos vêm sendo cogitados dentro da Secopa depois de muita cobrança em relação ao assunto. Isso porque o sistema de transporte foi escolhido para substituir o Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) depois das exigências para escolha desse modal estarem mais adiantadas. Os questionamentos partiram inclusive de representantes do Ministério Público Estadual, que ainda aguardam a apresentação do prometido projeto.

Com o lançamento do edital, a expectativa do governo é que as obras sejam iniciadas por volta do mês de maio. O VLT é considerado uma das principais obras visando a Copa de 2014. O sistema deve atender cerca de 6 mil usuários nos horários de pico.

De acordo com o governo, o chamado metrô de superfície vai sair do bairro Novo Paraíso, nas proximidades do Comando Geral da Polícia Militar, e seguir pela avenida do CPA, passando pela Prainha, Avenida 15 de Novembro e pela ponte Júlio Muller, sobre o Rio Cuiabá. Uma linha ligará o Tijucal e a Prainha, através do Coxipó. Em Várzea Grande, seguirá pela Avenida da FEB rumo ao terminal rodoviário André Maggi e Aeroporto Internacional Marechal Rondon.

O projeto executivo do Veículo Leve sobre Trilhos será anunciado ao mesmo tempo em que o governo avança na formação de Parcerias Público Privadas (PPPs), mas o sistema deve ser concedido à iniciativa privada diante da necessidade da obra ter que ser subsidiada para que o preço das passagens esteja dentro da realidade local.

www.sonoticias.com.br/noticias/10/138664/projeto-executivo-do-vlt-sera-apresentado-ate-dia-15-deste-mes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário