quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Foz do Iguaçu pode ganhar Veículo Leve sobre Trilhos

21/08/2012 - IguassuWeb 

Projeto será apresentado ao Ministério das Cidades para ser incluído no PAC

A novidade foi apresentada pelo superintendente de comunicação social da Itaipu Binacional e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, no grupo A Foz do Iguaçu do Futuro no Facebook. De acordo com Piolla, o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) liga o Parque Nacional do Iguaçu à futura sede da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

"A proposta deverá ser apresentada ao Ministério das Cidades até o dia 31 de agosto, para que possa ser incluída no PAC mobilidade para municípios de médio porte", conta Piolla.

Como funciona - Pelo projeto, o VLT operaria numa linha de 40 km de extensão, saindo do Parque Nacional do Iguaçu, passando pelo Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, centro da cidade, Avenida Juscelino Kubitscheck e Avenida Tancredo Neves, até chegar na UNILA. Estações de embarque e desembarque seriam instaladas no trajeto.

Valor - O custo do projeto é de R$ 5 milhões por quilômetro, totalizando um investimento de R$ 200 milhões, aproximadamente, divididos em três fases e seis anos de implantação. A primeira fase atenderia ao trecho da Avenida Tancredo Neves,, para responder á demanda crescente de transporte para a UNILA, Unioeste, Uniamérica, Parque Tecnológico de Itaipu e usina de Itaipu.

A divulgação dos projetos contemplados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) mobilidade para municípios deverá acontecer no dia 14 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário