terça-feira, 30 de outubro de 2012

Novo sistema de transporte em Canoas

26/10/2012 - Jornal do Comércio - RS

A prefeitura de Canoas, o Trensurb e uma empresa privada deverão criar uma Parceria Público-Privada - PPP - para a instituição de um sistema de transporte entre os bairros Guajuviras e Mathias Velho, os mais populosos da cidade, e o metrô, usando veículos leves de transporte (VLT), segundo o primeiro estudo - versão zero -, que acaba de ser entregue pela M.Storti e a Burcheid Engenharia para o prefeito Jairo Jorge.

Agora, as duas empresas começaram o estudo de viabilidade econômico-financeira, a análise do tráfego e a busca dos investidores para o projeto, que oscilará em torno de R$ 420 milhões. O cálculo é de um custo de R$ 60 milhões por quilômetro, e o trajeto a ser coberto pelos VLT é de 7 quilômetros.

De acordo com o consultor Maurênio Storti, o projeto todo terá que estar formatado até agosto de 2013, e se enquadrará no PAC da Mobilidade, lançado pela presidente Dilma Rousseff, e está sendo acompanhado pelo Ministério das Cidades. Só o bairro Guajuviras tem uma população de 70 mil pessoas.



Enviado via iPhone

Um comentário:

  1. Com certeza mudanças sustentáveis na área de energias alternativas e Smart Grid , só serão possíveis através de ações em conjunto do poder público, iniciativa privada, como bancos, empresas e universidades. Muito interessante as soluções propostas pela empresa Siemens, na área de energia. Vale a pena dar uma lida.

    http://www.siemens.com.br/desenvolvimento-sustentado-em-megacidades/smart-grid.html

    Alessandra Ribeiro

    ResponderExcluir