sábado, 1 de dezembro de 2012

Prefeito quer “trem” elétrico em SM

16/06/2011 - A Razão

VLT é sucesso nas principais cidades europeias, inclusive em Bourdeax e Amsterdãn e pode chegar em SM

A preocupação com a mobilidade urbana de Santa Maria chegou à Prefeitura. O prefeito Cezar Schirmer, em entrevista na tarde de ontem no jornal A Razão, afirmou que esteve na França buscando informações para a instalação de uma alternativa de transporte coletivo. O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) seria uma das soluções para desafogar o trânsito e dar mobilidade ao cidadão. Como o investimento é alto, a cidade foi oferecida para um projeto piloto da empresa Alstom, construtora do veículo, para implantação de uma plataforma em território gaúcho.

Schirmer teve estimulada a sua ideia de colocar em funcionamento o VLT no município, quando conferiu a tecnologia usada para mover os veículos. Para ele, colocar Santa Maria à disposição é inserir uma proposta de avanços urbanos à comunidade santa-mariense. "Estivemos conversando com os empresários para buscar informações. O custo é alto, mas alternativas foram apresentadas. O ideal seria colocar uma linha direta do centro para o campus da universidade, mas se for um projeto piloto o trecho a ser construído é menor", salienta o prefeito.

O sistema opera com energia limpa, ou seja, a eletricidade é o propulsor dos veículos. Para funcionar na cidade, seria feito uma grande instalação de cabos elétricos pelo trajeto do VLT. A rede pode ser subterrânea ou aérea, com cabos de ligações entre os fios e o motor.

A Alstom foi convidada a conhecer o município e fazer um estudo técnico de implantação do serviço. A data ainda está sendo acertada, mas a intenção é de que dentro de três meses os empresários franceses desembarquem em Santa Maria. A empresa teria pressa em acertar um investimento no território gaúcho para o VLT, pois teria como vitrine a Copa do Mundo.

O contato de Schirmer com o sistema ocorreu na cidade de Bourdeax, França, quando teve a oportunidade de conferir a movimentação dos pequenos "trens" transitando entre pessoas e não atrapalhando a movimentação dos veículos automotores.

"É um projeto arrojado e inovador. Se tudo der certo, a cidade terá um bom meio de locomoção. Já que é um projeto piloto poderia fazer a ligação da Gare com a rodoviária, assim seria uma alternativa de aliviar o fluxo no centro", finaliza o prefeito.



Marcelo Almirante
69 - 9985 7275

Nenhum comentário:

Postar um comentário