segunda-feira, 6 de maio de 2013

Universidade estuda VLT para Uberlândia


04/05/2013 - Correio de Uberlândia

Professores do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) visitaram cidades do exterior a fim de reforçar o estudo de viabilização da implantação do veículo leve sobre trilhos (VLT), também chamado de metrô de superfície, como meio de transporte público na cidade de Uberlândia. Além dos professores da Geografia, integraram o grupo docentes e estudantes das áreas de Arquitetura e Urbanismo, engenharias Civil e Elétrica, Economia, Administração e Biologia. Eles conheceram novidades a ser incorporadas no estudo que deve ser finalizado no segundo semestre deste ano.

Os projetos internacionais bem-sucedidos visitados estão em Nortfolk e Charlotte (nos Estados Unidos), Paris (França), Barcelona (Espanha), Lisboa (Portugal) e Singapura (Ásia).

Nestas visitas, os pesquisadores observaram que podem adotar o uso de um passe único para a utilização do metrô e do ônibus nas ruas já existentes. Coordenadora da pesquisa, a doutora em Geografia Marlene de Muno Colesanti afirmou que ficou “encantada com o VLT da Alemanha e da Turquia por causa da segurança, da rapidez e do conforto”.

Para a professora doutora Denise Labrea Ferreira, também envolvida no estudo, o próximo passo da pesquisa é avaliar a demanda, a tecnologia a ser utilizada e as adequações na cidade, como “calçadas e ruas que devem estar em bom estado”. Nesta avaliação, o professor doutorando em Geografia Edson Pistori, que também faz parte do grupo da UFU, aponta desafios básicos como “a escolha dos pontos onde o VLT vai passar na cidade e de que maneira podem-se baratear as tarifas”.

Este grupo já visitou os principais projetos de VLT existentes no Brasil, como o de Cuiabá (MT) e o de Brasília (DF).

Avaliação – Visitas

Grupo de estudo da UFU para viabilizar a implantação do transporte público como metrô ou veículo leve sobre trilhos (VLT) na cidade de Uberlândia
Alguns locais onde visitados para aquisição de novos conhecimentos

Brasil – Cuiabá (MT), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE)

EUA – Nortfolk e Charlotte

França – Paris

Espanha – Barcelona

Portugal – Lisboa

Turquia – Istambul

Ásia – Singapura

Previsão da apresentação do estudo de implantação do transporte público como metrô ou veículo leve sobre trilhos (VLT) na cidade de Uberlândia – final de semestre de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário