quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Trilhos do VLT só chegam em outubro na Capital

22/07/2013 - Mato Grosso Notícias

Os primeiros vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) começam a chegar em Cuiabá em outubro deste ano, segundo a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo da FIFA 2014 de Mato Grosso (Secopa-MT). Ao todo serão fabricados na Espanha 40 veículos pela CAF (uma das empresas que compõe o Consórcio VLT/Cuiabá-Várzea Grande).

A obra atual prevê um modal com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, que serão implantados no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa.

Além disso, serão três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro. Na execução das obras, o consórcio será responsável pela edificação de obras de arte especial. Ao longo dos 22,2 km de trajeto do VLT, estão sendo edificados cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes.•.

Expansão

No mês passado, o governador Silval Barbosa (PMDB) anunciou que já estuda a expansão do transporte para alguns bairros da Capital, como CPA e Pedra 90.

Durante visita na Arena Pantanal, o governador afirmou que sua equipe já vem elaborando projetos para essa expansão.

Segundo ele, os documentos ficarão todos prontos para que os próximos gestores possam dar andamento na modernidade do transporte coletivo em Cuiabá.

Características do VLT

- Velocidade de operação: 60 km/h

- Operação contínua de até 20 horas por dia;

- Umidade relativa do ar variando entre 10 a 95%.

- Veículos bidirecionais com cabine de condução em ambas as extremidades;

- Carga máxima de 400 pass/veiculo, à taxa de 6 pass/m² (veículo de aprox. 44 m);

- Largura 2,40;

-Contrato de fornecimento de 40 VLTs com 7 módulos;

-Altura aproximada de 3,60 m.

Fonte: Mato Grosso Notícias
Publicada em:: 22/07/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário