Piracicaba

VLT: entenda o que é e como funciona o transporte

09/08/2023 - G1 Piracicaba e Região

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) acaba sendo uma ótima alternativa para quem faz pequenos trajetos e deseja chegar rápido ao destino.

VLT proporciona uma viagem mais rápida para quem tem pressa para chegar ao destino. Foto Nicole Melhado/G1

O Veículo Leve sobre Trilhos, conhecido popularmente como VLT, é um transporte que opera em uma plataforma com vias reservadas. Em alguns casos, eles funcionam em túneis construídos no subsolo das cidades.

Nesta terça-feira (8), Piracicaba (SP) anunciou que busca estudo de viabilidade econômica para a instalação de Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) movidos a hidrogênio na cidade. O prefeito da cidade, Luciano Almeida (PP), se reuniu com diretores da multinacional Hyundai para discutir a implantação do projeto.

Saiba, abaixo, como funciona, qual é a capacidade de transporte e as principais diferenças entre esse tipo de veículo, o trem e o metrô.

Qual é a capacidade média de transporte do VLT?

Geralmente, os VLTs possuem uma capacidade média de transporte conforme a escala regional e metropolitana. A capacidade quase sempre é maior que a do transvia e menor que a do trem e metrô.

Quais são as características do VLT?

O VLT é mais leve quando comparado ao trem. Ele transporta menos passageiros e quase não faz barulho quando trafega. O transporte acaba sendo uma ótima alternativa para quem faz pequenos trajetos e deseja chegar rápido ao destino.

E a passagem?

Diferente do trem e do metrô, a passagem para o VLT não é comprada em catracas. A venda dos bilhetes é feita dentro do próprio transporte.

O VLT garante a mobilidade, propondo uma experiência rápida e fácil para seus usuários.

Comentários