CBTU faz projeto de VLT no Recife


25/06/2024 - Blog do Magno

Por Magno Martins
Edição de Marcone Marques




A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) tem estudado a retomada da mobilidade sobre trilhos na região central da cidade. O projeto visa conectar a Estação Largo da Paz ao Terminal Marítimo de Passageiros por meio de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). Essa iniciativa tem potencial tanto para o turismo, considerando a alta procura por essa área pelos visitantes da capital pernambucana, quanto para o transporte diário dos recifenses, conectando o metrô ao Porto Digital, ao Novo Recife e ao comércio popular.


Projeto de Estações do VLT


O trajeto do VLT abrange 5,6 km, ligando o Estelita ao Terminal Marítimo. Ele passa por pontos históricos e estratégicos da cidade, como o Forte das Cinco Pontas, as Torres Gêmeas, o Marco Zero e o Porto do Recife. Aproveitando trilhos históricos e uma malha ferroviária preservada, o VLT se integra à estação Largo da Paz do metrô, ampliando a conectividade. O sistema operará com três veículos, com intervalos de aproximadamente 15 minutos, utilizando um modelo híbrido que combina combustão e baterias elétricas para áreas sem catenária.

Marcela Campos, superintendente da CBTU, destaca que o projeto é economicamente viável e ecologicamente sustentável. As estações serão automatizadas e terão paradas a cada 300 a 600 metros, atendendo tanto ao transporte público diário quanto ao turismo. Inspirado no VLT Carioca, que circula no Rio de Janeiro, o projeto busca integração suave com a paisagem urbana e a capacidade de compartilhar vias com outros modos de transporte.

Uma preocupação relevante é a recente doação do antigo Pátio Ferroviário das Cinco Pontas à Prefeitura do Recife. Embora não seja necessário ter exclusividade no trecho, é essencial garantir espaços estratégicos para a operação do VLT. O projeto prevê 11 estações, começando no Largo da Paz e terminando no Terminal Marítimo de Passageiros. Além disso, haverá paradas no Cabanga, no Mirante do Cais José Estelita, no empreendimento Novo Recife, na antiga Estação Cinco Pontas, nas proximidades do Mercado São José e na Ponte Giratória. A retomada desse projeto histórico traria de volta os trens à região central do Recife, como na imagem da Estação Cinco Pontas.


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