Niterói terá VLT; conheça o projeto e bairros


29/07/2024 - Folha do Leste


Foto Tomaz Silva/Agência Brasil


Niterói deve receber R$ 450 milhões de Reais do Governo Federal para a implantação de um sistema de transporte de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na cidade. O prefeito Axel Grael anunciou a novidade, atribuindo o repasse dos recursos às suas tratativas diretamente com o presidente Lula.

“Em maio, estive em Brasília e participei da cerimônia em que nossa cidade foi beneficiada pelo Governo Federal com verbas do PAC para regularização fundiária e aquisição de ônibus elétricos”, informou.

Segundo Axel, o projeto de mobilidade urbana sustentável teve desenvolvimento pela Prefeitura de Niterói em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e a CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).

“É Niterói avançando com base no diálogo, na cooperação entre os Poderes. Vamos seguir em frente, superando desafios, no caminho de fazer da nossa cidade o melhor lugar do País pra viver e ser feliz”.

Conforme apuração do FOLHA DO LESTE, Axel vinha mantendo entendimentos com representantes de um consórcio visando a implantação do VLT, em Niterói. Isso aconteceu, em dezembro 2020, antes dele tomar posse.

Naquela oportunidade, representantes da empresa Des Villes et Des Hommes (DVDH) teriam mostrado a Axel a metodologia de estudo para implantação da linha.

O projeto faz parte do Plano Diretor de Niterói, instituído pela Lei nº 3.385 de 21 de janeiro de 2019. Em dezembro de 2022, houve a realização de levantamento para estudo da implementação de Veículo Leve sob Trilhos (VLT) em Niterói. Em novembro do ano passado, o projeto teve atualização. O órgão responsável pela execução se trata da secretaria municipal de Urbanismo e Mobilidade.

Percurso

De acordo com informações disponíveis no Sistema de Gestão da Geoinformação (SiGeo) de Niterói, o projeto do VLT prevê uma linha ligando Charitas ao Centro. A princípio, usando como terminais as estações hidroviárias das barcas, conforme mapa abaixo.


Niterói terá VLT; veja mapa do trajeto
Reprodução SiGeo / Prefeitura de Niterói


Assim sendo, vejamos o percurso

Avenida Prefeito Silvio Picanço (Charitas) – Avenida Quintino Bocaiúva (São Francisco) – Túnel Raul Veiga – Avenida Roberto Silveira (Icaraí) – Avenida Marquês de Paraná (Centro) – Avenida Ernani do Amaral Peixoto (Centro) – Avenida Visconde do Rio Branco (Praça Arariboia).

Comentários