VLT de Santos, segundo trecho do modal passa por testes


12/09/2204 - Mobilidade Estadão

Por Fellipe Gualberto

Atividades devem impactar deslocamento de moradores e impedir o estacionamento em certas áreas da cidade do litoral paulista


Modal já possui 11,1 km de extensão e atende duas cidades da região
Foto Divulgação/EMTU


O segundo trecho do VLT (veículo leve sobre trilhos) de Santos passa por testes para validação operacional, o objetivo é garantir que o modal poderá operar em segurança. O percurso, de 8 km entre as estações Conselheiro Nébias e Valongo, no centro de Santos, recebe atualmente verificações na rede aérea (fios de energia que ficam acima dos vagões) e nos trilhos. A previsão é que as análises acabem em 15 de setembro.

Em seguida, a EMTU realizará demonstrações de passagem e circulação dos veículos, ainda sem passageiros. A segunda fase de testes deverá acontecer a partir de 16 de setembro, das 10h às 15h. Durante o período, os moradores não poderão estacionar na via permanente. Placas sinalizando os pontos de passagem do VLT serão colocadas nos locais.

Como são os testes do VLT da Baixada Santista?

Um dos testes exige a passagem dos vagões com pesos que imitam os passageiros
Foto Divulgação/EMTU


Em primeiro lugar, a EMTU e a Álya Construtora, empresa responsável pela construção da linha, testam a rede aérea. Nessa etapa, as companhias irão, por exemplo, verificar a regulagem de fio de contato e fazer testes de isolamento da rede, garantindo que essa pode ser eletrificada.

Em seguida, o teste dos trilhos incluirá a passagem de vagões carregados com objetos pesados, inspeção dos trilhos e medição de ruídos e vibrações na via.

Por fim, se aprovado, o modal receberá a Licença de Operação provisória pela Cetesb. Sendo assim, será possível realizar os testes definitivos para o VLT. A previsão é que as últimas avaliações aconteçam ainda esse ano e o segundo trecho possa operar no primeiro semestre de 2025.

O VLT de Santos

Em verde, trecho do VLT que já opera, em azul mais a esquerda
área que passa por testes no momento. 
Foto Divulgação/EMTU


O VLT da Baixada Santista começou a circular em abril de 2015, o primeiro trecho do modal conta com 11,1 km de extensão. O percurso liga o Terminal Barreiros, em São Vicente, ao Terminal Porto, em Santos. Ao todo, 15 estações recebem meio de transporte.

O segundo trecho, que está passando por testes no momento, sairá da estação Conselheiro Nébias e irá até o terminal Valongo, ampliando a cobertura do modal em mais 8 km.

Comentários