28/10/2024 - Metrô CPTM
Por Caio Lobo
Cada linha do “Bonde São Paulo” deverá ter 6 km cada e 27 paradas e abrangerá grande parte da região central da cidade
Projeção do “Bonde São Paulo” na Rua José Paulino
Arte Jean Carlos
A cidade de São Paulo deve ter até 2027 duas linhas de VLT em funcionamento na região central. Os traçados preveem que as linhas passem por regiões comerciais como 25 de Março, Bom Retiro e Brás.
“O VLT não é um plano de mobilidade, é um catalisador da economia do Centro de São Paulo”, disse Rafael Barreto da Cruz, diretor de Desenvolvimento Urbano da SP Urbanismo.
O projeto, conhecido como “Bonde São Paulo”, foi apresentado esta semana na 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária
Parada ao lado do Largo do Paissandu
O custo total deve ficar em torno de R$ 4 bilhões e o projeto deve ser feito por meio de uma PPP (Parceria Público Privada). De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a gestão já receber sinal verde para captar R$ 1,4 bilhão através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Atualmente a Prefeitura se dedica a elaboração de um anteprojeto que deve ser finalizado até fevereiro de 2025.
12 km de extensão e duas linhas
As duas linhas previstas terão 6 km cada e 27 paradas, das quais 13 distribuídas em cada uma das direções com uma conexão na avenida São João.
A primeira linha, denominada “Vermelha”, terá circulação em um único sentido, seguirá pela São João até a Avenida Duque de Caxias, onde fará uma curva à direita no sentido da Estação Júlio Prestes.
As duas linhas de VLT circularão no centro histórico
Depois seguirá ao bairro do Bom Retiro e a estação da Luz, tomando o caminho da avenida Cásper Líbero, passando pela rua Antônio de Godói até retornar ao Largo da Paissandu.
A segunda linha, “Azul”, terá circulação ida e volta, com mesmo ponto de partida, passará em frente a estação República e virando à esquerda na rua da Consolação até a Praça Dom José Gaspar.
Dali acessará os viadutos Nove de Julho e Jacareí e a rua Maria Paula, próximo ao terminal de ônibus da Praça da Bandeira. Mais à frente, a linha passará pelo Viaduto Dona Paulina, Praça João Mendes e então acessará a rua Anita Garibaldi, ao lado da Praça da Sé, no sentido Zona Leste.
Chegando a avenida Rangel Pestana, passará em seguida a avenida Prestes Maia passando em frente a estação São Bento, finalizando chegara a avenida São João.
O Centro de Controle Operacional e Manutenção será
integrado com um complexo de uso misto
Projeto Estratégico Prates
O centro operacional e de manutenção do VLT deve ser localizado na Rua Prates, na altura da Avenida do Estado, em um terreno hoje usado pela prefeitura para outras atividades.
Acima das instalações prevê-se um conjunto de uso misto, com moradias e equipamentos públicos dentro do “Projeto Estratégico Prates”.
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