21/10/2028 - Tribuna da Bahia, Salvador
O prazo é de 50 meses (quatro anos e dois meses) a contar da data de assinatura do contrato para início das obras
Foto Mayke Toscano / GCom-MT
O prazo é de 50 meses (quatro anos e dois meses) a contar da data de assinatura do contrato para início das obras, em 14 de junho deste ano. Nos 37 quilômetros previstos da obra, divididas em três etapas. Deverão circular 40 trens, que farão 34 paradas e ligarão o bairro da Calçada à Ilha de São João, já na divisa entre Salvador e Simões Filho, com duas variantes entre Paripe e Águas Claras e Águas Claras a Piatã.
Em questionamentos feitos pela Tribuna da Bahia, através da Secretaria de Comunicação (Secom) explicou o detalhamento da obra, prazo, cronograma e etapas do trabalho:
TRIBUNA DA BAHIA Desde a desativação dos Trens do Subúrbio, em 2019, que a população aguarda a sua substituição, pelo VLT (Veículo Leve sobre Trilho). Como está o andamento da obra?
SECOM/BA - Considerado um marco histórico para a mobilidade de Salvador e Região Metropolitana (RMS), o VLT recebeu autorização para o início das obras em junho de 2024. Em julho, houve a oficialização da compra de equipamentos elétricos e 40 trens em parceria com o Governo do Mato Grosso. O VLT terá aproximadamente 37 km de extensão, com 34 paradas, além da Estação Calçada, sendo dividido em três trechos:
Trecho 1: Ilha de São João – Calçada: 16,66 km;
Trecho 2: Paripe – Águas Claras: 9,20 km;
Trecho 3: Águas Claras – Piatã: 10,52 km.
O VLT será integrado física e operacionalmente com outros sistemas de transporte da cidade, incluindo o Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), em dois pontos: Águas Claras e Bairro da Paz. Os trens adquiridos do estado de Mato Grosso serão transportados para a fábrica da CAF, localizada em Hortolândia (SP), a partir deste mês de outubro, onde passarão por um processo de restabelecimento técnico e operacional, para posteriormente serem enviados a Salvador (BA), no segundo semestre de 2025, onde serão feitos os testes dinâmicos, comissionamento e emissão dos certificados de aceitação. O desembarque dos primeiros carregamentos de trilhos e equipamentos elétricos no canteiro de obras do bairro da Calçada, no Subúrbio Ferroviário, ocorreu em 24 de setembro. Tratam também de materiais objeto da negociação com o governo do Mato Grosso.
2- TB – Como estão as tratativas entre o Governo do Estado e o Consórcio?
SECOM/BA - O novo Edital para a Implantação do VLT de Salvador foi lançado no dia 23 de julho de 2024. Foi aberta uma Licitação Presencial (nº 23.001 https://encurtador.com.br/GvQR) para a contratação integrada de empresa para a implantação do VLT de Salvador e Região Metropolitana, publicada em 27/12/2023. Os contratos foram assinados em 14 de junho de 2024, por lote:
Lote 1: Ilha de São João – Calçada
Consórcio vencedor: Expresso Mobilidade Salvador (ALYA/METRO/MPE)
Lote 2: Paripe – Águas Claras
Consórcio vencedor: VLT (CETENCO/AGIS/CONSBEM)
Lote 3: Águas Claras – Piatã
Consórcio vencedor: Bahia Atlântico (MOTA ENGIL/OHLA/MEIR)
TB – Quais são os investimentos e prazos da obra?
SECOM/BA - A previsão é que as obras de implantação do VLT sejam concluídas em até 50 meses, a partir da autorização para o início das obras, assinada em 14 de junho de 2024. O total de investimentos no projeto do VLT é de R$ 4.587.509.238,09, sendo que os desdobramentos relacionados à licitação das Obras Civis, Energia e à aquisição do material rodante de Cuiabá resultaram em uma economia de R$ 846.113.675,17 em relação ao valor global do empreendimento, representando uma redução de 15,6% no custo total.
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