VLT de Sorocaba: Tudo o que já sabemos sobre o novo projeto


22/10/2024 - Via Trólebus

Por Renato Lobo

Em maio de 2024, o Governo do Estado de São Paulo aprovou novos projetos no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), incluindo dois Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) no interior do estado: um em Campinas e outro em Sorocaba. Os detalhes sobre o VLT de Campinas foram abordados em outro artigo.

O projeto

O VLT de Sorocaba poderá ter 25 km de extensão e 13 estações. De acordo com a Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), o objetivo do projeto é aumentar a capacidade do transporte público na cidade, além de melhorar a acessibilidade à capital por meio do Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste. O projeto, estimado em R$ 2,5 bilhões, deve beneficiar cerca de 760 mil pessoas e gerar 2 mil empregos. A iniciativa será viabilizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).


Foto Renato Lobo / Via Trolebus


Os trajetos

Ainda não foram definidos os detalhes exatos do trajeto que o VLT seguirá, mas a SPI menciona o “aproveitamento do eixo ferroviário existente”. A nova linha poderá conectar Sorocaba de leste a oeste e, futuramente, se integrar ao Eixo Oeste do Trem Intercidades.


Fonte SPI


Ligação intermunicipal

O Governo do Estado planeja uma ligação intermunicipal, entre Sorocaba e Iperó, cidades separadas por aproximadamente 60 quilômetros e já conectadas por uma linha ferroviária.

“Para viabilizar o projeto do VLT, será essencial contar com a aprovação e o envolvimento do governo federal”, declarou o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, durante uma visita a Sorocaba em 2023.

Prazos

O site da SPI não divulga datas para o lançamento do edital, leilão ou assinatura de contrato. Por enquanto, o projeto foi apenas qualificado no programa de parcerias.

Comentários