Empreza de Viação Urbana e Suburbana
Manáos Railway and Company
Manáos Railway and Company
The Manáos Tramways and Light Company Limited
Histórico
Em 29 de novembro de 1893, o governo do estado do Amazonas abriu concorrência para implantação do serviço de bondes em Manaus. As propostas deveriam ser abertas em 90 dias e deveriam indicar o tipo de tração dos veículos, o preços das passagens e dos fretes, capacidade dos carros e data de inauguração. O certame não teve efeito e foi aberta uma nova concorrência em dezembro 1894, com mais exigências, inclusive a obrigação do sistema de tração elétrica.
O contrato para o estabelecimento do serviço de viação elétrica em Manaus foi assinado em 27 de setembro de 1897, sendo uma revisão do contrato com a Empreza Viação Suburbana. Em 18 de junho de 1898, o governo do estado autorizou a transferência do contrato de viação urbana e suburbana para a empresa Manáos Railway Company, representada pelo cidadão Frank Hirst Hebblethwaite.
Em junho de 1898, foram iniciadas na Cachoeirinha, na Praça Benjamin Constant, as obras para a instalação da Usina de Electricidade para a tração dos bondes da capital. Em outubro de 1898, foi iniciado o serviço de instalação dos trilhos na rua de São Vicente.
Material rodante em 23/08/1900
10 Bondes Motores
04 Reboques para passageiros
01 Locomotiva elétrica
Em 1900, um carro reboque de passageiros foi transformado no carro Amazonas para uso do governo do estado. No mesmo ano foi adquirido mais um bonde motor de passageiros.
Linhas em 1901 e frota determinada
Flores, 2
Cachoeirinha, 3
Avenida Circular, 1
Plano Inclinado, 2
Circular Cachoerinha, 1
Saudade, 1
Material da Manáos Railway Company
Relatórios dos Presidentes dos Estados Brasileiros (AM), 1901
Em 24 de julho de 1902, os serviços de viação urbana, bombeamento d´água e iluminação pública e particular, explorados pelas empresas Manáos Railway and Company e Electric Lighting Plant foram comprados pelo estado do Amazonas.
Linhas de bonde elétrico em 1902
Cachoeirinha
Flores
Circular-Avenida
Circular-Cachoeirinha
Plano Inclinado
Saudade
O material rodante em 1902 era composto de 10 bondes motores de tamanho médio, 4 maiores, 1 de luxo e 1 de recreio construído no mesmo ano nas officinas da empreza. Para o transporte de marcadorias havia 3 locomotivas elétricas e 13 vagões.
Em 27 de abril de 1908, foi assinado o contrato de unificação dos serviços de viação e luz da capital. Em 13 de maio de 1908, foi iniciada a construção do edifício destinado à usina de viação e luz. Em 11 de maio de 1909, a The Manáos Tramways and Light Company Limited, com sede na Inglaterra, foi autorizada a funcionar no Brasil.
Em 1912, o material rodante era composto de 31 bondes motores, 1 carro-salão, 1 carro para bagagens, 10 para reboques e 2 locomotivas para reparos da rede aérea.
Material rodante em 1937
37 Bondes motores de passageiros
01 Carro-salão
02 Locomotivas elétricas
10 Reboques
Em 1914, foram encomendados 4 novos bondes motores.
Cartão postal
Praça Oswaldo Cruz
Mapa de 1895
Passageiros
1900 1.393.390
1901 1.660.420
Extensão das linhas (Km)
1902 18,453
1912 30,616
1930 35,000
1931 35,000
1932 35,000
Número de linhas
1901 06
1902 06
1920 08
Bonde Motor
1900 10
1901 11
REFERÊNCIAS:
Linha de Bond em Manaos. Diário Official Amazonas. 10 dezembro 1893. p.6.
Annuario Estatistico do Brazil, 1912. Directoria Geral de Estatistica. Ministerio da Agricultura, Indústria e Comércio.
Página lançada em 23 de janeiro de 2019.
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