Petrópolis


Companhia Brazileira de Energia Elétrica (CBEE)
1912 - 1939

Histórico

Em março de 1911 foi iniciado o assentamento dos trilhos, após acordo firmado entre a Prefeitura e a Companhia Brazileira de Energia Elétrica em março de 1910. 

Em junho de 1911, 4 bondes fabricados pela The J.G. Brill Company nos Estados Unidos já se encontravam na Alfândega do Porto do Rio de Janeiro.


Carro Standard Brill Semi-Convertible de 32 lugares
com sistema de janelas conversível

Briil Magazine, 1912
Para ampliar clique na imagem



Em 13 de dezembro de 1912 foi inaugurada a primeira linha, para Cascatinha. Em seguida foram inauguradas as linhas do Alto da Serra e Circular. A energia era fornecida pela Usina de Alberto Torres controlada pela Companhia Brazileira de Energia Elétrica. 

Em 1917, o sistema funcionava das 5h às 1h da manhã. A linha Circular operava com intervalos de 10 minutos e as demais linhas com intervalos de 15 a 20 minutos.

Por volta de  1920 foi inaugurada a segunda linha Circular


Reboque usado nas horas de maior movimento

Inauguração dos bondes elétricos em 13 de dezembro de 1912

Depóstio e oficina dos bondes

Estação da Leopoldina na década de 1920
Carros com as janelas removidas




Linhas em 1922

Circular, via Cruzeiro
Circular, via 13 de Maio
Rhenania
Alto da Serra
Cascatinha


Rede em 1928

Praça da Liberdade numa manhã de domingo, na saída da Missa da Igreja do Sagrado Coração de Jesus 

Linha do Alto da Serra na Praça da Liberdade

Praça da Liberdade




Estação de Trens da Leopoldina



A Noite (RJ), 03/01/1939


Em 17 de junho de 1939, o Interventor Amaral Peixoto decreta  a nulidade do contrato existente entre a Prefeitura de Petrópolis e a C.B.E.E. que regulava a operação dos bondes na cidade. O ato encerrou de uma vez o fechamento das duas últimas linhas de bonde em operação: Alto da Serra e Circular, quando ainda operavam com 3 carros. As linhas Rhenania e Cascatinha já tinham sido abandonadas e seus trilhos removidos. Enquanto isso a cidade já contava com frota de 64 ônibus municipais. 

Em 15 de julho de 1939, circula o último bonde em Petrópolis.


A última viagem do bonde em 15 de julho de 1939

A Noite, 25/07/1939, p.31


Em 1942, 
o S.I.N.E – Serviços Industriais do Norte do Estado, que explorava os serviços de bondes, eletricidade, água, luz e esgoto, da cidade de Campos dos Goytacazes, adquire 10 bondes elétricos usados de Petrópolis.

Mapa em KMZ da rede em 1933, para visualização no Google Earth: Download (12 KB)


Bonde elétrico de Petrópolis
Para ampliar clique na imagem


REFERÊNCIAS:

Guia de Petrópolis 1925.

STIEL, Waldemar Correia. História do Transporte Urbano no Brasil. Editora Pini. Brasília. 1984.

Página lançada em 19 de agosto de 2015.

Comentários