Nossa Senhora do Desterro, SC

Histórico

A cidade de Nossa Senhora do Desterro, depois renomeada para Florianópolis, contou com dois sistemas de bonds de tração animal, o primeiro de duração efêmera, que funcionou entre 1800 e 1885 e o segundo entre 1909 e 1935 que faliu em função da concorrência do transporte motorizado.

Companhia Ferro-Carril

A Lei nº 660 de 17 de abril de 1872 concedeu privilégio ao Doutor Polydoro para estabelecer uma linha de bonds que partisse da Igreja da Matriz percorrendo a zona do Matto Grosso, Praia de Fora até o Forte São Luiz.

A primeira linha de bonde tração animal foi inaugurada em 6 de novembro de 1880, ligando a Praça do Palácio à rua São Marcos, no bairro do Matto Grosso, via rua da Princeza, com o material rodante fabricado na cidade. A linha no entanto durou pouco, sendo paralisada em 1882 e os trilhos retirados em 1885.


A Regeneração, 15/08/1880

Jornal do Commercio (SC), 14/03/1882 


Nova Empresa

Em 21 de março de 1909, foi criada a Companhia de Carris Urbanos e Suburbanos, uma sociedade anônima, que reconstrói e amplia o sistema de bonde de tração animal  extinto em 1885. 

Em 5 de junho de 1909,  inaugura sua primeira linha , entre a Praça 15 de Novembro e o bairro das Pedras Altas, atual Saco dos Limões. Em 21 de dezembro 1910 a linha foi prolongada até o arrabalde de Tranqueira, local próximo da atual rua General Bittencourt. 

Em 11 de agosto de 1909, inaugura a linha Praça 15 de Novembro – Praça Agronômica, passando pelo bairro Mato Grosso e Praia de Fora. 

O ponto inicial das linhas era na Praça Fernando Machado.

Em 1911, o sistema de bonde de tração animal contava com cerca de 10 km de linhas, sem contar o desvio de 500 metros. Em 1912 a companhia contava com duas linhas em operação e em 1915 três linhas.  Na década de 1920, em função da concorrência dos ônibus e automóveis, o sistema entrou em declínio passando a contar com uma única linha. 


Rua dos Príncipes, atual Conselheiro Mafra

1917


Bonde de tração animal em direção ao bairro de Pedras Altas, atual Saco dos Limões

Praça 15 de Novembro

Praia de Fora em 1905 e 2021
Amplia

Ponte do Vinagre na década de 1920, atual esquina da Avenida Hercílio Luz com a rua João Pinto


Para ampliar clique na imagem


O serviço de bonde de tração animal encerrou suas operações em 25 de setembro de 1934 após manifestantes revoltados pela má qualidade do serviço,  jogaram os bondes no mar, na altura do Miramar.


REFERÊNCIAS:

No sábado 6 do corrente. Jornal da Tarde. São Paulo 18 novembro 1880. p.2. 

Página lançada em 27 de maio de 2018.

Comentários