Magé

Linha Magé - Santo Aleixo
1915 - 1934

Histórico

Em abril de 1909, é inaugurada a estrada de rodagem entre Magé e o distrito de Santo Aleixo, com 12 Km de extensão, uma das mais modernas do país, toda macadamizada. A estrada foi construída pelos proprietários das  fábricas Companhia de Fiação e Tecidos Mageense, localizada em Magé, e da Fábrica Andorinha, localizada em Santo Aleixo, para o transporte de cargas, principalmente algodão, entre as duas fábricas. 

Mais tarde, adaptando um caminhão, o mesmo grupo implanta uma linha de bonde a gasolina entre Magé e Santo Aleixo, para o transporte de cargas e passageiros, que funcionou entre 1915 e 1934. A linha foi extinta após a venda da Fábrica Andorinha.

Em 1931, a Companhia Melhoramentos Santo Aleixo - Magé, com 3 carros, já tinha inaugurado a primeira linha de ônibus de Magé, entre a sede do Município e o Distrito de Santo Aleixo.

Bonde Magé - Santo Aleixo. Acervo Edson Golinelhi


REFERÊNCIAS:

Routes et Automobiles. L´Etoile du Sud. 1909, abril, 18. Página 2

FIGUEIREDO, Joana Lima. Fábrica Santo Aleixo: Magé, Arte e Patrimônio da Industrialização (1847-1979). Universidade Fluminense. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte. Niterói, 2008.

Página lançada em 4 de junho de 2018.

Comentários