Fortaleza

Companhia Ferro Carril do Ceará
Companhia Ferro Carril Parangaba
Companhia Ferro Carril do Outeiro
The Ceará Tramway Light and Power Company Limited

1880 - 1947

Histórico

Em 1603, é construído o Forte de São Tiago, na barra do Rio Ceará, a oeste de onde mais tarde seria fundada a cidade de Fortaleza. Em 1649, início da ocupação holandesa com a construção do Forte Schoowenborch, às margens do riacho Ipojuca, fundando a cidade de Fortaleza, sendo que os holandeses são expulsos em 1654.

Em 1799, emancipação da província do Ceará.

Evolução da População de Fortaleza

1813 12.195
1837 16.557
1900 90.000
1933      122.135
 
Em 1867, a Assembleia Provincial autoriza o contrato de exploração de uma linha de omnibus de tração animal  entre Fortaleza e Maranguape. Em contrapartida o governo exigia dos empresários investimentos na melhoria da  estrada. Em 1868 a imprensa local anunciava a existência de uma linha regular de omnibus de tração animal entre Fortaleza e Maranguape operada pela Companhia de Omnibus. Trata-se  do mais antigo serviço regular de transporte coletivo que se tem notícia no Ceará. No final de 1870, há o registro de uma linha operando até Arronches, como era conhecida a antiga Vila de Parangaba, hoje um bairro de Fortaleza.

Em 3 de julho de 1871, alguns cidadãos firmam contrato com o presidente da província para implantação de uma linha de carris de tração animal entre o Centro e Messejana, com direito de exploração por 60 anos, mas que não houve execução dos trabalhos. O contrato foi suspenso e a concessão foi transferido para Henrique Foster & Companhia, passando depois para Eduardo Will, De Brwce e outros, que também não teve prosseguimento.

Em primeiro de julho de 1873, início do assentamento dos trilhos da primeira ferrovia do Ceará, a Companhia Cearense de Via Férrea Baturité. O primeiro trecho é aberto ao tráfego em 29 de setembro de 1873.

Em 1875, a cidade de Fortaleza ganha novo plano urbanístico. 

Em 3 de fevereiro de 1877, é fundada a Companhia Ferro-Carril do Ceará, de bondes de tração animal, pelos sócios Alfredo Henrique Garcia e Francisco Coelho da Fonseca. O assentamento dos trilhos é iniciado em 29 de novembro de  1879, em frente ao Mercado, na Praça Carolina. A primeira linha foi inaugurada em 25 de abril de 1880, com 4,210 Km de extensão. 

Em 20 de junho de 1880, é inaugurada a linha entre a Travessa Morada Nova e a Alfândega. Em 2 dezembro de 1886, para o Matadouro Público, atual estação ferroviária Otávio Bonfim. Em 1888 foi aberta ao tráfego a linha do Benfica.


A Constituição, 15/02/1888

Linhas de Carris em 1888


Em 30 de setembro de 1895, a Companhia Ferro Carril de Parangaba inaugura sua primeira linha de bonde de tração animal, ligando Fortaleza a Parangaba, A Companhia encerrou suas operações em setembro de 1918, sendo substituída no ano seguinte pelo primeiro serviço de auto-omnibus da cidade. 

Em 13 de outubro de 1896, são iniciados os assentamentos dos trilhos da Companhia Ferro Carril do Outeiro (Aldeota).

Em 4 de março de 1896, são inaugurados os trilhos que vão da estação de bondes até a fábrica de tijolos do Cocó, da firma Moura & Companhia, para uso exclusivamente por troleys (vagões) daquela companhia. 

Em 6 de dezembro de 1903, é inaugurada a linha de bonde de tração animal até o Alagadiço, na região do atual bairro São Gerardo.


Palácio do Bispo por volta de 1905


Em março de 1909, circula o primeiro automóvel em Fortaleza, importado dos Estados Unidos, de marca Rambler usado, comprado pela Empresa Auto Transporte, de propriedade dos sócios Meton de Alencar e Julio Pinto, adquirido por 8:000$000.


Rua Formosa, atual Barão do Rio Branco, em 1910. Cartão Postal


Em 23 de dezembro de 1911, é inaugurada a linha Tiro Cearense, na Aldeota.

Em 9 de maio de 1912, é lançada a pedra fundamental da Usina e da Casa das Máquinas para os bondes elétricos da Light, no Passeio Público.

Em 6 de junho 1912, a Light adquire a Companhia Ferro Carril do Ceará que muda sua razão social para The Ceará Tramway Light and Power Company Limited, que trata da eletrificação das linhas, inaugurada no ano seguinte.

Em 1912, segundo o Annuario Estatistico do Brazil,   o sistema de carris de tração animal  da cidade de Fortaleza, operado pelas companhias Ferro Carril Parangaba e The Ceará Tramway Light and Power Company Limited,  contava com 24,190 Km de extensão, 297 muares, 34 carros de passageiros e 7 de carga, assim distribuídos:

Companhia Ferro The Ceará Tramway
Carril Parangaba Light and Power
(1912)         (1907)

Muares                 30  267
Carro de Passageiros 5  29
Carro de Carga         1  6
Extensão (km)               5,690  18,500


No final de 1912 a  companhia The Ceará Tramway Light and Power Company Limited adquire as companhias  Ferro Carril do Outeiro e Ferro Carril do Ceará.


Ponto de partida dos bondes de tração animal da Light, entre 1912 e 1913


Em 9 de outubro de 1913, é realizada a primeira viagem do bonde elétrico da Light, entre a Praça do Ferreira e Joaquim Távora, com o seguinte itinerário: rua Major Facundo, dobrando à esquerda na rua Pedro I, seguindo até o Parque da Liberdade, dobrando à direita na Avenida Visconde do Rio Branco, voltando pela mesma avenida, rua Pedro I, dobrando à esquerda na rua Floriano Peixoto seguindo até a Praça do Ferreira.


Teste do bonde elétrico em 1913. Acervo Nilson Cruz


Em 11 de dezembro de 1913, é inaugurada a a linha de bonde elétrico entre a Praça do Ferreira e o Alagadiço, com o seguinte itinerário: Praça do Ferreira, rua Major Facundo dobrava à direita na rua Clarindo de Queirós indo até a Praça Paula Pessoa (São Sebastião), Avenida Bezerra de Menezes e voltando pelo mesmo caminho até chegar à rua Clarindo de Queirós, onde seguia até a Praça do Carmo, dobrando na Avenida Duque de Caxias e entrando na rua Floriano Peixoto para voltar à Praça do Ferreira.

Em 1914, circula o último bonde de tração animal da Light.

1914 - janeiro - 12 - Inaugurada a linha de bondes de tração elétrica da linha da Praia, dia em que circulou pela última vez um bonde de tração animal (puxado por burros), sendo o último da linha do Alagadiço, guiado pelo bolieiro Fialho. O caminho de ida da linha da Praia era pela Rua Floriano Peixoto, Rua Castro e Silva, Praça da Sé, Avenida Alberto Nepomuceno, Avenida Pessoa Anta, Avenida Almirante Tamandaré e Rua Tabajaras, voltando pelas mesmas vias até a Praça da Sé, onde toma a Rua Sobral, Rua General Bezerril e Rua Guilherme Rocha, chegando na Praça do Ferreira.

1914 - fevereiro - 14 - Inaugurada mais uma linha de bondes de tração elétrica, desta feita, a do Outeiro que ia pela Rua Floriano Peixoto, Rua Sobral, Rua São José, Rua Visconde de Sabóia, Rua Coronel Ferraz, Avenida Santos Dumont, Colégio Militar, onde voltava pelo mesmo caminho.

seguir p.3.

Em 1919, início da operação da primeira linha de auto-omnibus de Fortaleza, com veículos importados dos Estados Unidos, na linha Fortaleza - Parangaba, substituindo a linha de bonde desativada no ano anterior.

Em fevereiro de 1925, a Companhia Auto-Viação Suburbana inicia as obras de construção da linha para Villa Mecejana.
 
Em 1927, surgem as primeiras empresas de ônibus, concorrendo com os bondes elétricos. Em reação, a Light cria em 1929 sua própria empresa de ônibus.

Diário Carioca, 22/02/1929, p.3.


Em 1929 é inaugurada a estrada de rodagem Fortaleza – Parangaba, revestida com placas de concreto.

Em 1935, segundo uma reportagem da Revista Vida Doméstica, a cidade de Fortaleza contava com 9 linhas de bonde, operadas pela companhia inglesa Ceará  Tramway Light & Ltd.

Linha Extensão(km)

Alagadiço 5,450
Bemfica         2,665
Prado         2,680
José Bonifácio         1.090
Joaquim Távora 2,490
Aldeiota         2,290
Praia de Iracema 2,325
Prainha         1,625
Via Férrea         1,260


Praça do Ferreira na década de 1930

Rua Pedro Borges em 1935. Foto Arquivo Nacional.

Linha Outeiro na rua Floriano Peixoto. Coleção Nirez.

Linha Jacarecanga. Coleção Assis de Lima


Frota de Veículos de Fortaleza em 1935

Automóveis particulares         170
Automóveis de praça (táxi)   80
Omnibus                           54
Caminhões particulares           30
Caminhões de praça         128
Motor-cycletas                 128
Bicycletas                 115
Carroças particulares           55
Carroças de praça                   55
 

Praça do Ferreira em 1940

Carro de manutenção


Em 1941, início operação dos primeiros ônibus Titam GM, importados dos Estados Unidos, concorrendo com os bondes elétricos.

Evolução da Rede de Carris de Fortaleza

Extensão Passageiros Bonde Elétrico        Reboque            Carga
(km)

1930 21 11.800.000 30     -     1
1931 21 11.700.000 30     -     1
1932 21 11.500.000 30     -     1

Fonte: Departamento Nacional de Estatística, 1933

Em 1947, a Light encerra o serviço de bondes elétricos. No ano seguinte os trilhos são retirados. O fim de 34 anos de serviço de bondes elétricos e 67 anos de bondes em geral.

Em 1968, foi demolido o abrigo central dos bondes, localizado na Praça do Ferreira.


Igreja de São José na Praça da Sé, construída em 1854 e demolida em 1938


REFERÊNCIAS: 

BRASIL. Annuario Estatistico do Brazil, 1912. Directoria Geral de Estatistica. Ministerio da Agricultura, Indústria e Comércio.

Tramways. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 12 fevereiro 1925. p.11.

Governo do Estado do Ceará. Ah Fortaleza (1880-1950). 2006.

AZEVEDO, Miguel Angelo de Azevedo. Cronologia Ilustrada de Fortaleza - Roteiro para um turismo histórico e cultural - 2005.

Fortaleza Cidade Geométrica. Dados da Directoria de Estatistica. Vida Doméstica, Rio de Janeiro. Maio 1935.

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