Companhia Carris de Ferro de Lisboa
Desde 1873
Histórico
A 18 de setembro de 1872, é fundado no Rio de Janeiro, a Carris, a qual pretendia implantar na capital portuguesa um sistema de transporte do tipo americano: carruagens movidas por tração animal deslocando-se sobre carris. Foi autorizado em Portugal pelo Decreto de 14 de novembro do mesmo ano.
Em 17 de novembro de 1873, foi inaugurada a primeira linha de "Americanos". O trecho aberto ao público estendia-se entre a Estação da Linha Férrea do Norte e Leste (Santa Apolónia). e o extremo oeste do aterro da Boa Vista (Santos).
A primeira linha de bonde elétrico foi inaugurado em 31 de agosto de 1901.
Rua Augusto Rosa e rua da Saudade à direita por volta de 1930
Em 9 de abril de 1944, a Carris inaugura o sistema de ônibus urbano, com 6 carros adquiridos em 1940, reforçando o transporte de visitantes da Exposição do Mundo Português
Em 12 de março de 1945, foi inaugurado o serviço regular de bonde elétrico até a Cruz Quebrada. O trecho até então era servido por bondes ocasionais nos dias de jogo no Estádio Nacional.
Em 29 de dezembro de 1959, foi inaugurado oficialmente o Metropolitano de Lisboa, com 6,5 Km de extensão e 11 estações, com terminais em Sete Rios (atualmente Jardim Zoológico), em Entre Campos e nos Restauradores.
Em 1999, é inaugurado o Museu da Carris.
Em, 2012, início do processo de integração operacional entre a Carris e o Metropolitano de Lisboa.
Linhas de eléctricos em maio de 2020
12E (Martim Moniz - Castelo)
15E (Algés - Praça da Figueira) carros articulados
18E (Cemitério da Ajuda - Cais do Sodré)
24E (Praça Luís de Camões - Campolide)
25E (Prazeres - Rua da Alfândega)
28E (Prazeres - Martim Moniz)
Mapas
Linhas em operação em maio de 2020, em formato KMZ, para download e visualização no Google Earth.
Interface das linhas de eléctricos com a rede ferroviária existente em 2020. Visualização direta no Moovit.
REFERÊNCIAS:
Página oficial da Carris, consultada em 17 maio 2020.
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