Histórico
O sistema de bondes elétricos de Lavras foi inaugurado em 21 de outubro de 1911, pela Estrada de Ferro Oeste de Minas, já sob o controle da União. Com linha de 3,5 Km de extensão, ligando a Praça Barão de Lavras, atual rua Getúlio Vargas, até a estação ferroviária. Contava com 2 carros numerados de 1 a 2, de origem alemã marca Siemens.
Foto Livro Estrada de Ferro Oeste de Minas. Trabalho histórico-descriptivo, organizado por Mucio Jaz Vansen em 1922, editado pela EFOM.
Em agosto de 1931, o sistema de bondes elétricos foi transferido da Rêde Mineira de Viação para a Prefeitura, sendo que o símbolo RMV permaneceu nos carros por muitos anos.
Por volta de 1940, a Prefeitura demoliu a estação da Praça Barão de Lavras.
A linha do bonde na rua Santa Ana
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Em junho de 1963, com o fechamento dos bondes elétricos de Belo Horizonte, foram doados 2 bondes de 10 bancos para Lavras, renumerados para 3 e 4, que substituíram os 2 bondes Siemens. Iniciaram suas operações em 20 de julho de 1963.
Contudo, a Câmara Municipal de Lavras não aprovou o uso dos novos carros, que foram devolvidos para Belo Horizonte em 1965. Os bondes alemães 1 e 2 retornaram ao serviço até finalmente o sistema ser encerrado em 8 de Novembro de 1967.
Itinerário da Linha: Estação Ferroviária de Lavras, Avenida Pedro Salles, Praça Doutor Jorge, rua Barão do Rio Branco, rua Santana, rua Getúlio Vargas e rua Doutor Francisco Salles.
REFERÊNCIAS:
Ferro-carris. Annuario Estatistico de Minas Geraes. 1923. p.660.
GERALDO, Bertolucci. Há 110 anos era inaugurado o bonde em Lavras. 21 outubro 2021.
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