Juiz de Fora

Companhia Ferro-Carril Bondes de Juiz de Fora
1881 - 1969

Histórico

Em 26 de outubro de 1880, é assinado contrato entre o governo da província de Minas Geraes e a Companhia Ferro-Carril Bondes de Juiz de Fora para a construção e o uso de uma linha de bonde de tração animal para o transporte de passageiros e carga. No ano seguinte foram iniciadas as obras de assentamento dos trilhos.


Jornal da Tarde, São Paulo, 29/12/1880


Em 15 de novembro de 1881, é inaugurado a primeira linha de bonde de tração animal, com frota de 2 bondes, ligando a ponte do Queiroz, no bairro Manuel Honóroio, à estação de trens, passando pelas ruas Direita (atual Rio Branco), Imperatriz, Halfeld, Commercio e Espírito Santo.

Em 9 de janeiro de 1882 a linha é estendida da ponte do Queiroz até o Alto dos Passos.

Em janeiro de 1882, os bondes de Juiz de Foram transportam 21.335 passageiros, rendendo 2:453$200. 

Em 4 de fevereiro de 1882, a diretoria da Estrada de Ferro Central do Brasil autorizou a Companhia Ferro-Carril a atravessar a linha na passagem de nível da estrada União e Indústria.

Em 19 de fevereiro de 1882, foi inaugurada a linha entre a rua da Imperatriz (Largo da Municipal) e o morro da Gratidão. Em abril do mesmo ano foi inaugurada a linha para Mariano Procópio. Na mesma época foram criadas passagens especiais de 50 réis para estudantes.


Pharol, 15/08/1882, p.3


Em dezembro de 1882, a assembleia da companhia decidiu pelo prolongamento da linha até a Colônia Dom Pedro II.

Em 26 de agosto de 1883, foi iniciado o serviço de cargas e bagagens.

Em 1887, a linha foi estendida por novas rua do centro, o sistema passou a contar com 7,5 km de extensão.

Em 6 de abril de 1889, inauguração da iluminação pública elétrica.

No início de 1890 havia apenas a linha Alto dos Passos - Fábrica Weiss, quando a cidade possuía cerca de 18 mil habitantes.

Em 22 de junho de 1890 é inaugurada nova linha para a Tapera, para atender principalmente ao Hipódromo Ferreira Laje. A linha terminava na Cervejaria de Assis Belo e Cia. A linha não durou muito tempo e foi logo desativada por falta de passageiros, após o fechamento da fábrica de cerveja.

Em 1891 o sistema de ferro-carril contava com 3 linhas em operação.


Almanak de Juiz de Fora 1891

Avenida Barão do Rio Branco em 1895, esquina com rua Floriano Peixoto
Amplia

Mercado Municipal


Em 1897 a  Companhia Ferro -Carril de Juiz de Fora foi transferida à firma Fritz Wintz.

Minas Geraes, 16/05/1896. p.2


Em 1899, a Companhia Ferro Carril Bonds de Juiz de Fora, de propriedade de Hilario Teixeira, contava com 15 bonds para passageiros e três para o transporte de mercadorias.


Linhas em 1899
Almanach de Juiz de Fora para 1899


Em 27 de maio de 1905, o Governo do Estado aprova a transferência da concessão do serviço de bonde pela Companhia Ferro Carril Bondes de Juiz de Fora à Companhia Mineira de Eletricidade, que passa a ser responsável pela exploração do serviço de bondes na cidade.

Em 6 de junho de 1906, inauguração da primeira linha de bonde elétrico, com 6 carros e bitola de 0,914 metros

Em 1910 foi implantado 1,500 km de linha na rua São Matheus.

Em 1911, a cidade de Juiz de Fora contava com 28.553 habitantes.

Em 1912, o sistema contava com 10 km de linhas, 7 bondes elétricos, 7 reboques e um bonde de carga. No estado de Minas Gerais, além de Juiz de Fora, somente as cidades de Belo Horizonte e São José d'Além Parahyba possuíam bondes elétricos.

No dia 14 de maio 1913, inauguração de linha de bonde elétrico para Tapera.

Em novembro de 1913, inauguração de nova linha, entre a Rua Espírito Santo e o Cemitério Municipal, com 576 metros de extensão.

No mesmo ano foram entregues trilhos para prolongamento da linha do Alto dos Passos até o Asylo João Emilio.


Avenida Barão do Rio Branco, ao fundo as palmeiras do Parque Halfeld


Em 1920, foram estabelecidos os pontos de bonde. Até então paravam em qualquer esquina.

No dia 9 de julho de 1921, é inaugurada a primeira linha de auto-ônibus da cidade, pela empresa Auto-Ônibus Poça Rico, ligando o Parque Halfeld ao Asilo de Mendigos, passando pela estação ferroviária, Cemitério, Fábrica de Banha e Matadouro,


Minas Ilustrada, junho 1921
Amplia

Estação de Mariano Procópio


No dia primeiro de agosto de 1923,  é iniciada a operação do trem de subúrbio entre Matias Barbosa e Benfica, com tarifas mais baixas que os trens mistos e expressos.

Em primeiro de abril de 1927, é inaugurada a primeira linha de ônibus intermunicipal, ligando Juiz de Fora a Entre Rios, operado pela empresa Auto Viação de Entre Rios.

As linhas de bondes são estendidas até Costa Carvalho e Vitorino Braga (Botanágua), atual avenida 7 de setembro.

No final da década é inaugurada linha até Manoel Honório.

No dia 22 de junho de 1928, é inaugurada linha de bonde elétrico para Poço Rico.


Rua da Imperatriz

Avenida Barão do Rio Branco


Em 1929, é inaugurada a linha Moraes e Castro.

Em 1930, o sistema de bonde elétrico de Juiz de Fora contava com 17 km de linhas, 18 bondes elétricos, 2 reboques.

Nos anos 30 a Companhia Mineira já construía os seus próprios bondes. Também na década de 1930 a cidade perde para Belo Horizonte a posição de principal pólo econômico de Minas Gerais.

Em 1931 o sistema contava com 25 bondes elétricos e 6 linhas em operação.

Em primeiro de janeiro de 1934, a Companhia Mineira de Eletricidade inaugura sua primeira linha de ônibus ligando a Glória à rua Princesa Izabel. O itinerário cobria uma região não atendida pelos bondes.

Em 24 de dezembro de 1935 é inaugurada a linha para o Bonfim, junto com novo pontilhão da avenida Manoel Honório.

Em 1938 o sistema contava com 29 bondes elétricos e 4 reboques

Na década de 1940 é implantada linha de bonde elétrico na Rua Moraes e Castro.


Avenida Rio Branco em 1944

Esquema das linhas em 1946


Em 1950 a cidade de Juiz de Fora contava com cerca de 129 mil habitantes. No estado de Minas Gerais, apenas as cidades de Belo Horizonte e Lavras contavam com bondes elétricos.


Ptaça da Estação por volta de 1950

Praça da Estação

Rua Oswaldo Aranha, esquina com rua São Mateus, em março de 1952
Coleção Maria do Resguardo


Após o fim do contrato de concessão, é criado o Departamento Autônomo de Bondes (DAB), através da Lei Nº 669 de 7 de outubro de 1954. A Prefeitura de Juiz de Fora passou a ser responsável pela operação dos bondes.

Em 1957, o sistema contava com 30 bondes elétricos e 8 linhas em operação

Em 1963 restavam 5 linhas de bonde elétrico em operação: São Mateus, Passos, Santa Terezinha,Costa Carvalho e Bonfim


Bonde do Jardim de Infância exclusivo para o transporte escolar

Juiz de Fora em 1967

Linha de São Mateus na Avenida Barão do Rio Branco
 esquina com Oswaldo Aranha em 1969


O último bonde elétrico em Juiz de Fora circulou em 9 de abril de 1969, na linha linha São Mateus - Parque Halfeld, na gestão do prefeito Itamar Franco, quando a cidade contava com 230 mil habitantes.


A última viagem do bonde em 11 de abril de 1969
Foto Toninho Carvalho


Memória

Em 1983, foi criado o Museu do Bonde de Juiz de Fora, localizado na rua Monsenhor Otavio Freire, São Mateus, com dois bondes e acervo fotográfico.

Em 1988, os dois bondes expostos no Parque da Lajinha foram declarados de interesse cultural para o município.

Extensão da Rede (km)

1912  10
1923  10,975 
1930  17
1931  17
1932  17
1938  17
1939  17
1941  16,8
1945  16
1946  17
1947  17
1948  16
1950  16

Passageiros Transportados

1930    8.273.000
1931    7.968.000
1932    7.903.000
1939  11.726.208
1941  13.175.792
1945  17.160.000
1946  17.265.000
1947  14.659.000
1948  15.597.000
1949  15.140.000
1950  14.802.000
1957    8.688.632

Frota de Bonde Motor

1912    9
1930  18
1931  18
1932  19
1938  29
1945  30
1946  30
1947  30
1948  30
1950  30

Reboques

1930  2
1931  1
1932  1
1938  4
1945  4
1946  9
1947  4
1948  4
1950  4

População do município de Juiz de Fora

1855         600
1877    12.562
1890    13.000
1895    15.000
1915    24.000
1920    51.392
1940  118.416
1950  114.531
1960  169.440
1970  238.510
1980  307.525


Avenida Barão do Rio Branco na década de 1970
após a remoção dos trilhos dos bondes


REFERÊNCIAS:

Bonds. Pharol. Juiz de Fora. 02 fevereiro 1882. p.1.

Bonds. Pharol. Juiz de Fora. 05 fevereiro 1882. p.2.

Bonds. Pharol. Juiz de Fora. 18 fevereiro 1882. p.1.

BRASIL. Anuário Estatístico do Brasil. Ano II. 1936.

Pharol - bonds
1880 101/3881 ed.00126(2) 1883

União-Bondes
1880 34/96 ed. 00072(2)

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