Companhia Ferro-Carril Bondes de Juiz de Fora
1881 - 1969
Histórico
Em 26 de outubro de 1880, é assinado contrato entre o governo da província de Minas Geraes e a Companhia Ferro-Carril Bondes de Juiz de Fora para a construção e o uso de uma linha de bonde de tração animal para o transporte de passageiros e carga. No ano seguinte foram iniciadas as obras de assentamento dos trilhos.
Em 15 de novembro de 1881, é inaugurado a primeira linha de bonde de tração animal, com frota de 2 bondes, ligando a ponte do Queiroz, no bairro Manuel Honóroio, à estação de trens, passando pelas ruas Direita (atual Rio Branco), Imperatriz, Halfeld, Commercio e Espírito Santo.
Em 9 de janeiro de 1882 a linha é estendida da ponte do Queiroz até o Alto dos Passos.
Em janeiro de 1882, os bondes de Juiz de Foram transportam 21.335 passageiros, rendendo 2:453$200.
Em 4 de fevereiro de 1882, a diretoria da Estrada de Ferro Central do Brasil autorizou a Companhia Ferro-Carril a atravessar a linha na passagem de nível da estrada União e Indústria.
Em 19 de fevereiro de 1882, foi inaugurada a linha entre a rua da Imperatriz (Largo da Municipal) e o morro da Gratidão. Em abril do mesmo ano foi inaugurada a linha para Mariano Procópio. Na mesma época foram criadas passagens especiais de 50 réis para estudantes.
Em dezembro de 1882, a assembleia da companhia decidiu pelo prolongamento da linha até a Colônia Dom Pedro II.
Em 26 de agosto de 1883, foi iniciado o serviço de cargas e bagagens.
Em 1887, a linha foi estendida por novas rua do centro, o sistema passou a contar com 7,5 km de extensão.
Em 6 de abril de 1889, inauguração da iluminação pública elétrica.
No início de 1890 havia apenas a linha Alto dos Passos - Fábrica Weiss, quando a cidade possuía cerca de 18 mil habitantes.
Em 22 de junho de 1890 é inaugurada nova linha para a Tapera, para atender principalmente ao Hipódromo Ferreira Laje. A linha terminava na Cervejaria de Assis Belo e Cia. A linha não durou muito tempo e foi logo desativada por falta de passageiros, após o fechamento da fábrica de cerveja.
Em 1891 o sistema de ferro-carril contava com 3 linhas em operação.
Almanak de Juiz de Fora 1891
Mercado Municipal
Em 1897 a Companhia Ferro -Carril de Juiz de Fora foi transferida à firma Fritz Wintz.
Minas Geraes, 16/05/1896
Em 1899, a Companhia Ferro Carril Bonds de Juiz de Fora, de propriedade de Hilario Teixeira, contava com 15 bonds para passageiros e três para o transporte de mercadorias.
Linhas em 1899
Almanach de Juiz de Fora para 1899
Em 27 de maio de 1905, o Governo do Estado aprova a transferência da concessão do serviço de bonde pela Companhia Ferro Carril Bondes de Juiz de Fora à Companhia Mineira de Eletricidade, que passa a ser responsável pela exploração do serviço de bondes na cidade.
Em 6 de junho de 1906, inauguração da primeira linha de bonde elétrico, com 6 carros e bitola de 0,914 metros
Em 1910 foi implantado 1,500 km de linha na rua São Matheus.
Em 1911, a cidade de Juiz de Fora contava com 28.553 habitantes.
Em 1912, o sistema contava com 10 km de linhas, 7 bondes elétricos, 7 reboques e um bonde de carga. No estado de Minas Gerais, além de Juiz de Fora, somente as cidades de Belo Horizonte e São José d'Além Parahyba possuíam bondes elétricos.
No dia 14 de maio 1913, inauguração de linha de bonde elétrico para Tapera.
Em novembro de 1913, inauguração de nova linha, entre a Rua Espírito Santo e o Cemitério Municipal, com 576 metros de extensão.
No mesmo ano foram entregues trilhos para prolongamento da linha do Alto dos Passos até o Asylo João Emilio.
Avenida Barão do Rio Branco, ao fundo as palmeiras do Parque Halfeld
Em 1920, foram estabelecidos os pontos de bonde. Até então paravam em qualquer esquina.
No dia 9 de julho de 1921, é inaugurada a primeira linha de auto-ônibus da cidade, pela empresa Auto-Ônibus Poça Rico, ligando o Parque Halfeld ao Asilo de Mendigos, passando pela estação ferroviária, Cemitério, Fábrica de Banha e Matadouro,
No dia primeiro de agosto de 1923, é iniciada a operação do trem de subúrbio entre Matias Barbosa e Benfica, com tarifas mais baixas que os trens mistos e expressos.
Em primeiro de abril de 1927, é inaugurada a primeira linha de ônibus intermunicipal, ligando Juiz de Fora a Entre Rios, operado pela empresa Auto Viação de Entre Rios.
As linhas de bondes são estendidas até Costa Carvalho e Vitorino Braga (Botanágua), atual avenida 7 de setembro.
No final da década é inaugurada linha até Manoel Honório.
No dia 22 de junho de 1928, é inaugurada linha de bonde elétrico para Poço Rico.
Em 1929, é inaugurada a linha Moraes e Castro.
Em 1930, o sistema de bonde elétrico de Juiz de Fora contava com 17 km de linhas, 18 bondes elétricos, 2 reboques.
Nos anos 30 a Companhia Mineira já construía os seus próprios bondes. Também na década de 1930 a cidade perde para Belo Horizonte a posição de principal pólo econômico de Minas Gerais.
Em 1931 o sistema contava com 25 bondes elétricos e 6 linhas em operação.
Em primeiro de janeiro de 1934, a Companhia Mineira de Eletricidade inaugura sua primeira linha de ônibus ligando a Glória à rua Princesa Izabel. O itinerário cobria uma região não atendida pelos bondes.
Em 24 de dezembro de 1935 é inaugurada a linha para o Bonfim, junto com novo pontilhão da avenida Manoel Honório.
Em 1938 o sistema contava com 29 bondes elétricos e 4 reboques
Na década de 1940 é implantada linha de bonde elétrico na Rua Moraes e Castro.
Em 1950 a cidade de Juiz de Fora contava com cerca de 129 mil habitantes. No estado de Minas Gerais, apenas as cidades de Belo Horizonte e Lavras contavam com bondes elétricos.
Praça da Estação
Rua Oswaldo Aranha, esquina com rua São Mateus, em março de 1952
Coleção Maria do Resguardo
Após o fim do contrato de concessão, é criado o Departamento Autônomo de Bondes (DAB), através da Lei Nº 669 de 7 de outubro de 1954. A Prefeitura de Juiz de Fora passou a ser responsável pela operação dos bondes.
Em 1957, o sistema contava com 30 bondes elétricos e 8 linhas em operação
Em 1963 restavam 5 linhas de bonde elétrico em operação: São Mateus, Passos, Santa Terezinha,Costa Carvalho e Bonfim
Juiz de Fora em 1967
Linha de São Mateus na Avenida Barão do Rio Branco
esquina com Oswaldo Aranha em 1969
O último bonde elétrico em Juiz de Fora circulou em 9 de abril de 1969, na linha linha São Mateus - Parque Halfeld, na gestão do prefeito Itamar Franco, quando a cidade contava com 230 mil habitantes.
Memória
Em 1983, foi criado o Museu do Bonde de Juiz de Fora, localizado na rua Monsenhor Otavio Freire, São Mateus, com dois bondes e acervo fotográfico.
Em 1988, os dois bondes expostos no Parque da Lajinha foram declarados de interesse cultural para o município.
Extensão da Rede (km)
1912 10
1923 10,975
1930 17
1931 17
1932 17
1938 17
1939 17
1941 16,8
1930 17
1931 17
1932 17
1938 17
1939 17
1941 16,8
1945 16
1946 17
1947 17
1946 17
1947 17
1948 16
1950 16
Passageiros Transportados
1930 8.273.000
1931 7.968.000
1932 7.903.000
1939 11.726.208
1941 13.175.792
1941 13.175.792
1945 17.160.000
1946 17.265.000
1947 14.659.000
1946 17.265.000
1947 14.659.000
1948 15.597.000
1949 15.140.000
1949 15.140.000
1950 14.802.000
1957 8.688.632
Frota de Bonde Motor
1912 9
1930 18
1931 18
1932 19
1938 29
1945 30
1946 30
1947 30
1931 18
1932 19
1938 29
1945 30
1946 30
1947 30
1948 30
1950 30
Reboques
1930 2
1931 1
1932 1
1938 4
1945 4
1946 9
1947 4
1946 9
1947 4
1948 4
1950 4
População do município de Juiz de Fora
1855 600
1877 12.562
1890 13.000
1895 15.000
1915 24.000
1920 51.392
1940 118.416
1950 114.531
1960 169.440
1970 238.510
1980 307.525
REFERÊNCIAS:
Bonds. Pharol. Juiz de Fora. 02 fevereiro 1882. p.1.
Bonds. Pharol. Juiz de Fora. 05 fevereiro 1882. p.2.
Bonds. Pharol. Juiz de Fora. 18 fevereiro 1882. p.1.
Bonds. Pharol. Juiz de Fora. 02 fevereiro 1882. p.1.
Bonds. Pharol. Juiz de Fora. 05 fevereiro 1882. p.2.
Bonds. Pharol. Juiz de Fora. 18 fevereiro 1882. p.1.
BRASIL. Anuário Estatístico do Brasil. Ano II. 1936.
Pharol - bonds
1880 101/3881 ed.00126(2) 1883
União-Bondes
1880 34/96 ed. 00072(2)
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