São Bernardo do Campo, SP

Histórico

Correio Paulistano, 05/07/1891

Correio Paulistano, 08/01/1925


Por Aroldo Morais



Por volta de 1920, com o avanço do deslocamento populacional para o que viria a ser o ABC Paulista, foram abertos dois serviços de Bondes (Tramway) na região, um na Linha São Caetano – Villa São Bernardo via Santo André e outro na Linha Campestre – Santo André. Existem outras fotos dos Bondes ?

Mas antes da existência do Tramway da EISB as pessoas que vinham de fora para chegar até o Curandeiro Vicente Rodrigues Vieira desciam na Estação Ferroviária da SPR de São Caetano do Sul e dali tinham apenas duas alternativas para atingir o São Vicente: caminhar ou alugar um Trole que seguia pela "Estrada do Curandeiro".

O Ponto de Troles ficava situado na Rua Conselheiro Antonio Prado, ao lado da Linha da SPR. Eles eram alugados por pessoas que vinham de fora para visitar o Curandeiro.

Eram Troles confortáveis, e alguns até de luxo, como o de propriedade de Agostinho Marinotti, que era semelhante ao da Rainha Elizabeth, da Inglaterra. Onde encontrar fotos desses Troles?

Os outros eram de propriedade dos senhores Benedito Cavana, Silvério Rodrigues, Martorelli (Poeta), José Cardoso e um alugado por Benedito Moretti que também foi o dono do primeiro Automóvel de São Caetano do Sul.

Quando os Carros de Praça começaram a fazer por volta de 1914 o trajeto entre a Estação e a Casa do Curandeiro o primeiro foi um Ford de Francisco Massei e os Cocheiros dos Troles temendo concorrência chegaram a colocar Garrafas quebradas para furar os Pneus dos Carros de Praça que no inicio eram Seis Carros.

O itinerário dos Troles e dos Carros de Praça no início era na Serafim Constantino, ao lado da Casa Weigand próximo a uma Fonte D'Água, seguia-se, depois, pela rua São Caetano (atual Conde Francisco Matarazzo), João Pessoa, Amazonas, Avenida Goiás e Rua Alegre. O balão para o retomo era feito onde era a EEPG Rudge Ramos.

Quando a Empreza Immobiliaria São de Bemardo - EISB começou a Lotear a região decidiu pela criação de um Sistema de Tramway apelidado de Bondinho dos Pujol pois a empresa foi fundada, em 1921, propriedade e direção de Ernesto Pujol e Hipólito Pujol Jr.

Para servir aos novos bairros, facilitando o acesso dos possíveis compradores de Lotes, os Pujol implantaram Ramais Ferroviários com os populares Bondinhos.

O Ramal de São Caetano do Bondinho dos Pujol entrou em funcionamento no ano de 1924 servindo aos bairros de São Caetano abertos pelos Pujol - Santa Maria e Saúde com os Trilhos sendo instalados de forma a servir aos que buscavam as graças do Curandeiro Vicente.

Em 1958 os Veículos utilizados eram Cinco da marca Buick e Um o de maior luxo da marca Renault movidos a Gasolina e sobre Trilhos de Bitola Estreita.

Os primeiros a serem utilizados a Gasolina utilizavam motor Ford Bigode montado em São Paulo na Rua Barão de Limeira pela firma Carnaibas e Formiga Ltda encarregada de fazer as primeiras Jardineiras.

Haviam ainda Vagões e Duas Locomotivas a Vapor modelo BMAG (Berliner Maschinenbau A.G. vormals L. Schwartzkopf e outras tipo "Tranvais Cantareira" e os "Bondes Franceses" com Chassis a título experimental, que estavam sendo aproveitados de um Acervo desativado da Companhia Campineira de Tração Luz e Força da cidade de Campinas, que desde 1910 transferira o Sistema Animal (Bonde puxado a Burro) para Tração Elétrica.

Uma das Estações dos Bondinhos do Pujol ficava no Bairro Saúde. Era um Abrigo simples situado no correspondente à Alameda São Caetano de hoje, onde foi construída a EEPG Rudge Ramos. Ali existia um Viradouro.

Ao chegar a seu destino todos desembarcavam na Estação do Curandeiro, o Condutor, então, utilizava de um Sistema de Roldanas para fazer circular, propiciando ao Bondinho que retornasse à Estação da São Paulo Railway.

O Bondinho descia pela Vila Barcelona, pela Rua Alegre, pegava a Goiás, um pedaço da Amazonas, fazia a volta pela Serafim Constantino, retornava pela João Pessoa e daí seguia o mesmo itinerário, Amazonas, Goiás, etc.

O funcionamento dos Bondinhos foi curto. Não atingiu os anos 30. O sistema faliu juntamente com a Empresa Imobiliária de São Bernardo sendo sucedida pela Sociedade Imobiliária de Santo André e pelo grupo Simonsen.

Uma outra linha de Bonde chegou a ser planejada pela S/A Fábrica Votorantim que deu entrada na Prefeitura de um requerimento solicitando privilégio para uma Linha de Bonde, a motor, entre a Estação de São Caetano e o bairro da Saúde, com tráfego em correspondência com os Subúrbios da SPR passando também pela Vila Barcelona mas que não chegou a ser implementado.

As primeiras Automotrizes dos Pujol eram de fabricação Ford, montadas em São Paulo, ou pela fábrica Campagne, em Paris. Foram também encomendadas Automotrizes da fábrica francesa Renault.

No trecho entre São Bernardo-Estação e São Bernardo-Sede chegaram a ser utilizadas pequenas Locomotivas a Vapor, e esta linha também contava com um Desvio, que atendia a Fábrica de Móveis dos Irmãos Pelosini, abastecendo esta de Madeira. Alguém tem mais informações sobre outras Cargas transportadas?

A Empresa instalou uma Oficina e Abrigos para manutenção nas proximidades da Avenida Industrial, onde posteriormente foi construído o Viaduto Pedro Dell Antonia.

Fonte da Foto 1: Maria Claudia - Grupo Santo André ontem e hoje
Fonte das Fotos 2 e 3 e parte do texto: Roger Rezende
Fonte de parte do Texto: Ademir Medici - Migração e Urbanização: A presença de São Caetano na região do ABC.


Estação da Saúde

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