11/12/2013 - Portal Nacional de Seguros
O projeto de Goiânia prevê a reurbanização completa do trecho por onde passará o VLT
O consórcio Mobilidade Anhanguera, formado por Odebrecht TransPort (90%) e operadores de ônibus de Goiânia (10%), venceu segunda-feira (09/12) o leilão para a construção e operação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Goiânia. Trata-se de uma PPP (Parceria Público Privada) com duração de 35 anos, sendo os primeiros 24 meses para as obras.
O VLT de Goiânia será implantado no eixo da Avenida Anhanguera. Terá 13,6 quilômetros de extensão, 12 estações e 5 terminais de integração. É um investimento de R$ 1,3 bilhão (R$ 805 milhões do Governo do Estado e R$ 500 milhões da empresa privada), com reurbanização completa de todo o trecho por onde passará o VLT, que transportará 240 mil passageiros por dia no primeiro ano de operação.
"A Odebrecht TransPort, como empresa de investimento em infraestrutura e de prestação de serviços, tem o compromisso de realizar empreendimentos com significado transformador para a população e para o país", afirmou Paulo Cesena, diretor executivo da empresa.
"Como empresa da Organização Odebrecht, este é o nosso compromisso, por exemplo, na SuperVia, no Rio de Janeiro, na Linha 6 do Metrô de São Paulo, e em diversos outros empreendimentos em mobilidade urbana. Também agimos assim em rodovias e em logística. Da mesma forma acontecerá no Aeroporto do Galeão: queremos prestar serviços de primeira qualidade para a população e para melhorar a produtividade da economia brasileira", acrescentou Paulo Cesena.
O projeto de Goiânia prevê a reurbanização completa do trecho por onde passará o VLT, incluindo leito da avenida, calçadas e drenagem. O VLT terá uma composição de dois carros, cada um com 33 metros de comprimento, e transportará até 600 passageiros por viagem.
"Será um transporte de maior capacidade para a cidade, mais seguro e confortável, com menos impacto ambiental, e contribuirá decisivamente para a mobilidade da população de Goiânia", disse Rodrigo Carnaúba, diretor de Mobilidade Urbana da Odebrecht TransPort.
As empresas da Odebrecht TransPort
A Odebrecht TransPort emprega atualmente mais de 4 mil pessoas em suas empresas. Em 2012, registrou faturamento de R$ 1,507 bilhão. Além do VLT de Goiânia, são estas as empresas da Odebrecht TransPort, por área de investimento:
Mobilidade Urbana
SuperVia (RJ) – Maior malha ferroviária urbana de passageiros do país, com 270 km e 102 estações, atendendo a 600 mil passageiros por dia no Rio de Janeiro e em mais 11 municípios.
Linha 6 Laranja do Metrô de São Paulo – Investimento de R$ 9,6 bilhões. Ligará a zona norte à região central, com 15,9 quilômetros e 15 estações. É um consórcio formado pelas empresas Odebrecht TransPort, Queiroz Galvão e UTC.
Via 4 do Metrô de São Paulo (SP) - Foi o primeiro contrato de Parceria Público-Privada (PPP) assinado no país. Inaugurada em 2010, a Linha 4-Amarela tem seis estações em operação que atendem 650 mil passageiros diariamente. A partir de 2014, estarão em funcionamento mais cinco estações.
VLT do Rio - Projeto para construção e operação pelo período de 25 anos do sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), ligando a antiga Zona Portuária ao centro da cidade e ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O projeto prevê 6 linhas, 42 estações, em 28 quilômetros de vias. Fará interligação com os trens da SuperVia, metrô, barcas, BRTs e rede de ônibus.
Otima (SP) - Empresa responsável pela instalação e manutenção de 7,5 mil novos abrigos e 14,7 mil totens indicativos de parada de ônibus em São Paulo.
Fonte: Portal Nacional de Seguros
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