Histórico
Em 26 de maio de 1891, através do Decreto nº 77, é autorizada a construção de uma linha de bonde de tração animal em Teresina.
Na década de 1920, é lançado o projeto de construção de uma linha de bonde-motor, explorada por particulares, entre a Estação da Estrada de Ferro, no Centro, e o rio Parnaíba, no bairro de Poti Velho. Através de um automóvel a gasolina adaptado para circular nos trilhos. A construção da linha é concluída em 1927 sendo implantado inclusive meios-fios, nas ruas ao longo do traçado, para a canalização das águas pluviais. A linha foi extinta em 1930.
Bonde-motor em 1927
A linha do bonde-motor tinha o seguinte itinerário: rua João Cabral, Avenida Campos Sales, rua Riachuelo, Praça da Bandeira, rua Rui Barbosa, rua Álvaro Mendes até a Praça do 25º B.C.
Segundo Cláudio Bastos, os último bondes tinham o seguinte itinerário: “partiam do trapiche próximo à ponte metálica sobre o rio Parnaíba, seguiam pela Beira do Rio (avenida Maranhão) até a antiga Mesa de Rendas, na esquina da Beira Rio do quarteirão onde está a Comepi, daí subiam a rua Coelho Rodrigues até onde hoje é a agência do BNB, dobravam à direita e seguiam pela rua Rui Barbosa até a rua Álvaro Mendes, pela qual subia até a Igreja de São Benedito, alcançando a avenida Frei Serafim até atingir o Cruzeiro, de onde retornavam”.
População do Município de Teresina
1910 48.614
1920 57.500
1940 67.641
1960 142.691
1980 371.988
2000 715.360
REFERÊNCIAS:
BASTOS, Cláudio. Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Piauí.
Mensagem lida a 1º de junho de 1927, perante a Camara Legislativa do Estado do Piauhy, pelo Governador Exm.Sr.Dr.Mathias Olympio de Mello.
Página lançada em 13 de setembro de 2019.
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