Histórico
Tramway Jaraguá ao Trapiche da Barra
Em 24 de março de 1866, o Governo da Província das Alagoas contratou a Companhia Baiana para a construção de uma linha férrea entre Jaraguá e o Trapiche da Barra, com um ramal para Maceió, junto com duas linhas de navegação nas lagoas do norte, a primeira entre Maceió e a vila de Santa Luzia do Norte, com escala no povoado de Coqueiro Seco, e a segunda, entre Manguaba e a vila do pilar, com escala em Maceió.
Em 25 de março de 1868 foi inaugurado o primeiro trecho do tramway, entre Jaraguá e Maceió. Poucos dias depois foi entregue o trecho até o Trapiche. Em apenas um mês de operação o tramway transportou 4 mil passageiros. Planejava-se prolongar a linha até a Igreja dos Martyrios.
Iniciava-se a era das estradas de ferro na província das Alagoas. O porto oceânico de Jaraguá estava conectado a Maceió e ao Trapiche da Barra, que por sua vez, através de navegação, conectava Maceió às cidades lagunares.
Em 15 de setembro de 1868, a Companhia Baiana inaugurou a linha de navegação a vapor entre o Trapiche da Barra e a vila do Pilar.
Em 1869, a Companhia Trilhos de Ferro de Jaraguá ao Trapiche contava com 4,5 milhas de linha, duas locomotivas, dois carros para passageiros e seis para carga.
Empresa da Estrada de Ferro Central e Navegação das Lagoas do Norte e Manguaba
Em 21 de outubro de 1872, foi inaugurado o primeiro trecho da estrada de ferro, ligando o Jaraguá ao Bebedouro. Em 1874, a empresa era responsável também pela navegação a vapor do Trapiche da Barra à cidade de Pilar e pela via férrea do Trapiche da Barra ao Jaraguá.
Texto - História das estradas de ferro em Alagoas
Companhia Alagoana de Trilhos Urbanos
Em 1900, a cidade de Maceió contava com 70 mil habitantes e três bairros: Jaraguá, Maceió e Jacutinga.
Companhia Circular Carris Urbanos
Bonde Elétrico
O serviço de bondes elétricos de Maceió foi inaugurado em 12 de junho de 1914, pela Companhia Alagoana de Trilhos Urbanos.
Inauguração do bonde elétrico em Maceió
Comentários
Postar um comentário