Saiba onde ficarão as estações do futuro VLT no centro de São Paulo


18/06/2025 - Mobilidade Estadão

Por: Redação Estadão Mobilidade

De acordo com informações da Prefeitura, o sistema poderá atender até 130 mil pessoas por dia


O Bonde São Paulo contará com dois trajetos circulares, somando cerca de 12 quilômetros de extensão e conectando bairros como Bom Retiro e Brás. Foto: Divulgação/SPUrbanismo


A Prefeitura de São Paulo apresentou novos detalhes do Bonde São Paulo, projeto para criação de duas linhas de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Centro da cidade. A iniciativa busca reorganizar a mobilidade urbana na região central, além de estimular a requalificação do espaço público e a valorização econômica da área.

De acordo com informações divulgadas no site da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), o sistema poderá atender até 130 mil pessoas por dia. O projeto busca incentivar, dessa forma, o uso do transporte coletivo e a circulação de pedestres na região histórica. A proposta segue exemplos como o do VLT do Rio de Janeiro, que ajudou, assim, na revitalização da área central da capital fluminense.

Linhas e integração do VLT no centro de SP

O Bonde São Paulo contará com dois trajetos circulares, somando, assim, cerca de 12 quilômetros de extensão e conectando bairros como Bom Retiro e Brás. As linhas facilitarão o acesso a pontos culturais e turísticos importantes, incluindo o Mercado Municipal, o Triângulo Histórico, a Rua 25 de Março, o Theatro Municipal, a Sala São Paulo e, além disso, a Biblioteca Mário de Andrade. Espaços de lazer e convivência, como o Vale do Anhangabaú, o Parque da Luz, o Largo do Paissandu e o Parque Dom Pedro II, também serão contemplados, nesse sentido.

O sistema terá integração com cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas da CPTM e, além disso, uma possível conexão com o BRT Radial Leste e com a futura Linha Celeste do Metrô.

Trajetos previstos

Fonte: SPUrbanismo, Prefeitura de São Paulo


A Linha 1 – Sibipiruna, com trajeto circular, terá as seguintes estações:

Largo do Paissandu
Praça Júlio Mesquita
Avenida Duque de Caxias
Praça Princesa Isabel
Rua Mauá, Rua Prates
Rua Solon
Rua do Areal
Rua José Paulino
Parque da Luz
Rua Cásper Líbero
Praça Alfredo Issa

Já a Linha 2 – Jequitibá, circular em dois sentidos, passará nas seguintes paradas:

Largo do Paissandu
Praça da República,
Avenidas São João
Prestes Maia
Pedro Lessa
Senador Queirós Mercúrio
Praça João Mendes
Rua Maria Paula
Rua Jaceguai
Rua da Consolação
Rua Vieira de Carvalho.

Trechos adicionais estão em estudo, incluindo opções pelas avenidas São Luís e São João, Praça Ramos de Azevedo, Rua Direita e Vale do Chá.

Atualmente, o projeto está em fase de estudos técnicos, acompanhados por um Grupo de Trabalho Intersecretarial. A partir desses estudos, será, portanto, definida a modelagem do projeto, com estimativa de investimentos e custos. O processo contará, assim, com audiências e consultas públicas, para garantir a participação da sociedade na definição dos rumos do Bonde São Paulo.

Comentários