22/08/2025 - Via Trólebus
Por Renato Lobo
O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades, incluiu dois projetos de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no planejamento da Rede Futura da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Ambos têm como objetivo ampliar a conectividade entre a capital e municípios vizinhos, reduzindo a dependência do transporte rodoviário.
O primeiro projeto prevê a implantação do Metrô Leve-BH, ligando o bairro Padre Eustáquio, na região Oeste de Belo Horizonte, até Ribeirão das Neves. O traçado acompanha os corredores da Avenida Dom Pedro II e da Avenida Tancredo Neves até a LMG-806. Apesar de apresentado como um VLT, o estudo aponta que ainda há discussão sobre a tecnologia a ser adotada, que pode variar entre VLT, BRT ou BRS. O traçado garantiria conexão com o futuro VLT do Anel Urbano, criando ligações adicionais com Contagem, Vespasiano e Santa Luzia. O projeto está atualmente na etapa de anteprojeto.

BNDES
O mesmo estudo ainda ponta a criação de linhas de trens metropolitanos. Confira os projetos abordados em artigos no Via Trolebus:
O segundo empreendimento é o VLT do Anel Urbano, planejado para interligar Contagem a Santa Luzia, passando pela Cidade Administrativa de Minas Gerais e pela região de Venda Nova, no Norte de Belo Horizonte. Assim como no projeto anterior, ainda não há definição da tecnologia, podendo o corredor ser implantado como VLT, BRT ou BRS. O traçado se conectaria ao Metrô Leve-BH, ampliando a integração metropolitana. Este projeto encontra-se na fase de concepção.

De acordo com o estudo, ambos os corredores serão incorporados à Rede Planejada da RMBH, reforçando a estratégia de oferecer novas conexões transversais e intermunicipais para atender à crescente demanda de mobilidade da região.
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