Empreza Ferro Carril e Caes de Pelotas
Histórico
Em 1887, o sistema de bonde de tração animal de Pelotas tinha 7,500 quilômetros e 3 linhas:
Linha Central: do Porto à Igreja, passando pela Estação e desta dividindo-se pelas ruas São Miguel e General Osório. 3,500 Km
Linha do Prado: da estação do Prumo da Fragata passando pela Santa Bárbara, Clube do Tiro Allemão, Cemitério e Prado, terminando no Parque Pelotense, 3 Km
Linha à Estação da Estrada de Ferro, 1 Km
Linhas em 1889
Porto 5h10 às 20h
Fragata 8h às 17 h
Estrada de Ferro 7h50 às 17h25
Nota: Linha do Porto com partidas das ruas São Miguel e General Osório. Linha da Estrada de Ferro com partida da rua de Santo Antônio.
Cartão postal
Cartão postal circulado em 1904
Praça da República. Cartão postal circulado em 1907
Rua XV, esquina com a rua Marechal Deodoro, década de 1910
Evolução da Rede de Carris
Extensão Passageiros Bonde Elétrico Reboque Bonde Elétrico
(km) Passageiros Passageiros Carga
1930 25 4.010.000 20 - 4
1931 26 3.616.000 20 - 4
1932 26 3.644.000 23 - -
Fonte: Departamento Nacional de Estatística, 1933
Em abril de 1955, circula o último bonde elétrico.
Passageiros Transportados
1892 198.656
1893 410.500
1894 489.870
1895 561.521
1912 601.947
1913 675.228
1914 592.118
1915 787.786
1916 1.213.501
1917 1.471.030
1918 1.663.277
1919 2.087.786
1920 2.360.241
No primeiro trimestre de 1912, segundo o Annuario Estatistico do Brazil, o sistema de carris de tração animal da cidade de Pelotas contava com 20,522 Km de vias, 126 muares, 31 carros de passageiros e 7 de carga, transportando em 1912 601.947 mil passageiros.
BRASIL. Annuario Estatistico do Brazil, 1912. Directoria Geral de Estatistica. Ministerio da Agricultura, Indústria e Comércio.
RIO GRANDE DO SUL. Relatório Apresentado ao Exmo. Sr. Doutor Protásio Antonio Alves pelo Director da Repartição de
RIO GRANDE DO SUL. Estatística do Estado do Rio Grande do Sul, Julio Vasquez em 3 de julho de 1914.
Relatório da Repartição de Estatistica. 31 de julho 1918.
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