Curitiba

Empreza Ferro-Carril Curitibana
South Brazilian Railway
Companhia Força e Luz do Paraná

Histórico

Inauguração da primeira linha de bonde de tração animal de Curityba em 8 de novembro de 1887:

Gazeta Paranaense - 10/11/1887

"Com notável esplendor e majestosa imponência, teve lugar ante-ontem a inauguração da linha de bonde desta capital. Pouco depois das 11 horas da manhã partiram da estação central da empresa quatro wagons de passageiros e um adrede preparado para música, que era ocupado pela excelente banda do 2.Corpo de Cavalaria. 

No primeiro carro iam o presidente da província, o chefe da polícia e o tenente ajudante de ordens e os representantes dos jornais Dezenove de Dezembro, Diário Popular, República e Gazeta Paranaense. Diversas casas da rua Trajano (B.do Rio Branco) estavam embandeiradas. Chegados os wagons à porta do grande salão, ficaram repletos de convidados e acionistas, em cujo número estão incluídas distintíssimas senhoras de nossa sociedade. Daí dirigiram-se para o boulevard 2 de julho, onde reside o inteligente e laborioso industrial, o sr. Comendador F.Fontana, que preparou uma recepção condigna do acontecimento. Da ponte que fronteia o passeio público até a casa desse distinto cavalheiro, estava a rua adornada de arcos, bandeiras, galhardetes e flores. Tocava aí a banda do 3.Regimento. foi servido um copo d'água, findo o qual S.Excia o Presidente da Província, em conciso e patriótico discurso, declarou inaugurada a linha de bondes desta capital, por cujo motivo se congratulava com a população curitibana e com o digno incorporador e gerente da empresa, o sr Boaventura Fernandes Clapp, a quem por sua atividade extraordinária, lúcida inteligência e admirável tino, mais que a ninguém se deve a realidade desse civilizador melhoramento. 

Falou depois o sr Antonio Ricardo do Nascimento que, com os senhores Antônio Augusto Ferreira de Moura e José Carvalho de Oliveira formavam a comissão nomeada pela Câmara Municipal para representá-la nesse festim do progresso e da civilização. Em seguida o Sr. Clapp, visivelmente comovido, justamente emocionado, agradeceu o significativo e distinto concurso de senhoras e cavalheiros que abrilhantaram a festa, animando-o a continuar a servir esta bela província, à qual já deu seu coração, e declarou manis que aquele de grata satisfação apagava os dissabores que lhe custou a realização de seu desideratum. 

Coincidência digna de nota: foi inaugurada a linha de bonds, que representa o progresso, em frente à casa de um estrangeiro que foi há pouco tempo galardoado pelo Governo Imperial, por serviços prestados a nossa província. 

Dai seguiram os bonds para o Batel, sendo nesse trajeto, nomeadamente na rua do Mato Grosso em diante, entusiasticamente aclamados. Das janelas e das portas de diversas casas foram jogadas, em profusão, flores sobre os bondes. Por quase toda a parte subiam ao ar girândolas e foguetes. Pouco antes de chegar à chácara do Dr.,Muricy foram os bonds recebidos por uma vistosa cavalaria , comandada pelo sr William Withers, o operoso industrial que tanto tem trabalhado pelo progresso de nossa província. 

Foi essa uma manifestação muitissimo significativa: eram operários que vinham com a alma sinceramente aberta saudar com eloquência dos homens do trabalho, que só conheciam as vozes do coração, os primeiros bonds que ali chegavam depois de inaugurada a linha, grato prenúncio de uma vida nova e fecunda em brilhantes resultados. 

A recepção que tiveram os bonds no Batel foi grandiosa, soberba, digna e por isso a pena do escritor pode apenas esboçar palidamente toda a solene majestade do ato. Flores, bandeiras, arcos, música, foguetes e aclamações delirantes formavam um esplêndido concerto de alegrias. Em frente ao lado do importante estabelecimento do sr Withers erguiam-se arcos artisticamente trabalhados, onde estavam gravadas com flores frases simbólicas e nobres, dentre as quais nos recordamos das seguintes: Indústria e Progresso - Paciência e Perseverança etc. 

Parados os bonds no ponto terminal da linha, foram as pessoas presentes delicadamente convidadas pelo nosso amigo Victorino José Correia a entrarem na casa de sua residência. Serviu-se um profuso copo d'água, durante o qual oraram os senhores Leôncio correia e Jayme Ballão, em nome do povo batelense, aos quais agradeceu com frases elevadas e corretas o sr. Clapp. O nosso amigo, Sr victorino Correia e sua digna e exma. consorte, foram incansáveis em prodigalizar atenções, que a todos penhoraram. 

Da casa desse nosso amigo, dirigiu-se a comitiva para a casa do sr Withers, onde teve lugar um suntuoso "lunch", animado por entusiasticos brindes. Falou em nome da imprensa o sr Rocha Pombo, ao qual agradeceu o Sr., Clapp, fazendo salientar a soma de força moral que no seu tentamen adveio do auxílio generoso da imprensa e de sua atitude nesta questão. 

Oraram mais os srs Leoncio Correia, Nivaldo Braga, Dr. Eduardo Gonçalves, Dr. Generoso Marques, Francisco Carvalho de Oliveira, Exmo Dr. Presidente da Província, Jayme Ballão, B.Clapp e Antônio Ricardo do Nascimento, que levantou um brinde de honra a S.M. o Imperador. 

Voltaram os bonds do Batel pouco depois das 2 horas da tarde, sendo precedidos pela garbosa cavalaria. No Batel o nosso amigo Sr. José Francisco Correia ofereceu um lauto e opíparo jantar em honra do grande acontecimento. 

No regresso dos bonds para a cidade foram dados, pelo povo, as mesmas demonstrações de júbilo. Das 4 horas da tarde em diante principiou a vigorar a tabela. 

Os bonds partiam da estação já repleta de povo e as pessoas que pelas ruas os esperavam não puderam ir ao Batel por falta de lugar.

Às 6 e meia da tarde partiu um bonde conduzindo a harmoniosa banda musical União dos artistas, que foi entusiasticamente recebida naquelas poéticas e belas paisagens. Tocou na casa do Sr. Withers, que grandemente empenhou que a festa no Batel tivesse o brilho que todos notaram. Aí dansava-se animadamente. 

Foi uma festa verdadeiramente soberba a da inauguração da linha de bonds desta capital, que perdurará gratamente por muito tempo na memória de quantos tiveram a fortuna de assistir."

Mais informações em PDF


Palácio do Governo em 1887, localizado na esquina das ruas da Liberdade e da Imperatriz
atuais ruas Barão do Rio Branco e15 de Novembro

Curitiba em 1894. Arquivo Nacional

Horários dos Bonds em 1905
Amplia


Em 1906, o sistema de bondes de Curitiba contava com 18 Km de linhas, uma estação central, dois depósitos, estrebarias, 20 carros de passageiros, 15 vagões de carga, 2 vagões fechados de carga postal e outros carros para o transporte de ferragens, além de 150 mulas.


Rua do Riachuelo
Cartão Postal

Depósito dos bondes na rua Barão do Rio Branco em 1895

Avenida Batel na década de 1900

Desvio da Praça Osório

Passagem do final da década de 1890

Rua Marechal Deodoro esquina com rua  Barão do Rio Branco
Cartão Postal circulado em 1904

Rua Carioca de Cima (Riachuelo) em 1912 em direção à rua
da Liberdade (Barão do Rio Branco), em frente à Farmácia Araújo

Rua Comendador Araújo
Cartão postal circulado em 1913

Praça Tiradentes em 1915

Praça Tiradentes em 1935 com carros de praça, atuais táxis
Coleção Cid Destefani

Rua XV de Novembro na década de 1910. Cartão Postal

Avenida João Gualberto em 1916

Avenida João Gualberto em 1916

Rua 15 esquina com rua Marechal Floriano

Avenida João Pessoa, atual Avenida Luiz Xavier

Rua Comendador Araújo, esquina com Coronel Ducídio em 1928 no Batel

Rua Emiliano Perneta na década de 1930

Bonde descarrilado em 1939

Rua Comendador Araújo em 1939

Praça Osório na década de 1930

Praça Tiradentes por volta de 1940


Linhas em 1941

Praça Tiradentes - Portão
Praça Tiradentes - Portão, via Emiliano Perneta
Praça Tiradentes - Água Verde, via Rio Branco e Emiliano Perneta
Praça Tiradentes - Batel
Avenida Pilarzinho - Rua Marechal Floriano
Praça Tiradentes - Bacacheri


Avenida Batel em 1942

Praça Tiradentes de 1945

Linha do Juvevê na Praça Tiradentes

Praça Tiradentes



Bonde reformado, com carroceria fabricada em Curitiba, em serviço na Linha do Bacacheri, na Avenida João Gualberto, entrando na atual Avenida Munhoz da Rocha, no Juvevê.

Bonde reformado


Itinerário de linha de Bacacheri: Praça Tiradentes, Praça Generoso Marques, Riachuelo, João Gualberto, Juvevê, Estrada da Graciosa (atual Munhoz da Rocha) até a linha da Estrada de Ferro para Rio Branco do Sul, em frente ao Bar e Restaurante Polo Sul.


Rua do Portão, atual República da Argentina, em 1952


Projetos

Em 1979, o IPPUC apresenta o anteprojeto de implantação do bonde moderno nas canaletas do ônibus Expresso, ligando o terminal Santa Cândida ao terminal Pinheirinho numa primeira etapa.


Plano de bonde moderno para Curitiba apresentado em 1979

Jornal do Commercio (RJ), 14/06/1991


Bonde Turístico

Em 25 de setembro de 2018, o prefeito Rafael Greca solicitou ao Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (IPPUC) um projeto para o restauro de um antigo bonde Birney, para uso na futura linha de bonde turístico de Curitiba.


Bonde Birney que circulou em Curitiba entre 1931 e 1952
 Foto Rafael Greca (Prefeito) em 2018


Estudo de VLT

Em 2022 a Urbs, em parceria com o governo do estado do Paraná, iniciou os estudos para implantação de uma linha de VLT entre o Aeroporto Afonso Penna e o centro de Curitiba, aproveitando a canaleta do Eixo Boqueirão, com 15 Km de extensão.

Em janeiro de 2024, o governo do estado do Paraná contratou o BNDES para o estudo de uma linha de VLT entre o Aeroporto Afonso Pena e o Centro Cívico de Curitiba, aproveitando a estrutura da canaleta exclusiva do Expresso Boqueirão, entre o Centro de Curitiba e o Terminal Boqueirão. O estudo deveria ser iniciado em março e concluído no segundo semestre de 2025.


Estudo de VLT em Curitiba
Divulgação Prefeitura de Curitiba em janeiro de 2024

Terminal Carmo com VLT
Divulgação Prefeitura de Curitiba em janeiro de 2024



Passageiros Transportados

1903           680.000
1913        1.910.000
1941        9.138.630

Extensão (Km)

1942        28,478

Nº de Bondes

1942        40


REFERÊNCIAS:

SILVEIRA, Alex. Bondinho sobre trilhos pode voltar a circular pelo Centro de Curitiba. Gazeta do Povo. 26 setembro 2018.

Página lançada em 26 de setembro de 2018.

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