Empreza Carril Suá
Empreza Carris Urbanos
1907 - 1963
Histórico
No dia 23 de março de 1905, através do Decreto n. 96 o Governo do Estado do Espírito Santo concede a Aristide Navarro o direito de exploração de serviço de bonde de tração animal para passageiros e mercadorias no município de Vitória, sendo organizada a Empresa Carril-Suá.
No dia 11 de julho de 1907, inauguração da primeira linha de bonde de tração animal da cidade de Vitória, ligando a rua do Comércio ao Forte São João, passando pela rua primeiro de março, com bondes foram comprados de segunda mão da cidade de Niterói, que acabara de eletrificar suas linhas em 1906.
No dia 10 de agosto de 1908, inauguração do ramal com tração a vapor entre o Cais do Imperador e o Suá.
Tração a vapor na Avenida Vitória
Rua da Alfândega, atual Avenida Jerônimo Monteiro, em 1908.
Foto de Euthychio d'Oliver
Cartão Postal
Em 1909 a linha é prolongada desde o Forte São João até a Praia do Suá. Pouco tempo depois é inaugurada a linha para o bairro de Santo Antônio.
Revista O Malho
Em 1910 a Empresa Ferro Carril Suá contava 6,200 km de linhas, 8 bondes de passageiros, 4 de carga, e uma locomotiva a vapor, além de 60 muares.
Em agosto de 1910, a Empreza Carril Suá muda sua razão social para Empreza Carris Urbanos.
Cartão Postal
Tabella de Passagens em 01/10/1910
Praça Santos Dumont - Villa Robim: 100 rs
Praça Santos Dumont - Forte de São João: 100 rs
Forte de São João - Stand da Linha de Tiro: 100 rs
Stand da Linha de Tiro - Suá: 100 rs
No dia 8 de janeiro de 1911, é inaugurada a linha de bonde de tração animal, com 2 km de extensão, entre a Villa Rubin e o arrabalde de Santo Antônio.
Rua da Alfândega, atual Avenida Jerônimo Monteiro, por volta de 1912, no trecho entre o Cais da Imperatriz e o Cais da Alfândega, com vista no sentido do Palácio
Rua da Alfândega
Eletrificação
No dia 20 de junho de 1911, é suspenso o tráfego das linhas de tração animal para o início das obras de eletrificação.
No dia 21 de julho de 1911, é inaugurado o serviço de bondes elétricos em Vitória, contando com 10,5 km de linhas e 7 bondes abertos Siemens de origem alemã, com capacidade para 24 passageiros sentados.
Jornal Illustrado, Abril 1912
Primeiros reboques de origem belga
Subestação de energia em 1911
No dia 14 de abril de 1912, inauguração do bonde elétrico em Vila Velha.
No dia primeiro de maio de 1912, inauguração do cemitério de Santo Antônio, na mesma época da inauguração do ramal de bonde elétrico para o bairro de mesmo nome.
No dia 11 de setembro de 1912, a empresa sucessora Viação Elétrica da Cidade do Espírito Santo, encomenda dois bondes de 12 bancos e uma gôndola à empresa norte-americana J. G. Brill.
Em 1912, circula o primeiro automóvel na cidade de Vitória, um Cadillac modelo 1906.
Inauguração da linha de bonde elétrico para Santo Antônio, em 12 de abril de 1912, após a entrega do cemitério à Prefeitura pelo presidente do estado de Espírito Santo
No dia 18 de janeiro de 1926, por falta de cumprimento do contrato, o governo rescinde com o Serviços Reunidos de Vitória S.A, tendo a prefeitura assumido os encargos da companhia na operação dos sistemas de bondes, luz e telefone.
No dia 10 de julho de 1927, é assinado novo contrato da concessão por 50 anos entre o governo do estado e a Companhia Central Brasileira de Força Elétrica para a exploração dos serviços de força e luz, bondes e telefones, nas cidades de Vitória e Cachoeiro do Itapemirim.
Em 1927, a CCBFE adquire o bonde de Luxo apelidado de "Almofadinha", utilizado em casamentos e ocasiões especiais.
Década de 1920
Inauguração da linha de bonde de Praia Comprida, atual região do Bairro Praia do Canto Coleção João Punaro Bley. Imagens dos anos de 1930 a 1943. Foto Alfredo Mazzei. Arquivo Público do Estado do Espírito Santo.
Fonte: Anuário Estatístico do Espírito Santo, 1955. Serviço de Estatística Militar do DEE
Cidade de Vitória. Fonte: Anuário Estatístico do Espírito Santo, 1955
Cidade de Vitória. Fonte: Anuário Estatístico do Espírito Santo, 1955
Cidade de Vitória. Fonte: Anuário Estatístico do Espírito Santo, 1955
Em 1960, os sistemas de Vitória e Vila Velha juntos contam com 28 km de linhas e 18 carros motores de passageiros.
Os bondes de Vitória e Vila Velha operavam de forma integrada, com duas barcas, Cecília e Elisabeth, realizando o transbordo gratuito entre o cais do Paul e o centro de Vitória.
Em março de 1963, circula o último bonde em Vitória, subsistindo o ramal entre Paul e Vila Velha, com cerca de 9 Km de extensão. No final do ano, paralisação do serviço de lanchas da Companhia Central Brasileira de Fôrça Elétrica.
Evolução da População de Vitória
1940 45.212
1950 50.922
1960 85.242
REFERÊNCIAS:
Secretaria de Governo, Despachos. Diário da Manhã. 15 agosto 1910. p.1
Empresa Carris Urbanos. Diário da Manhã. 1 outubro 1910. p.1
Noticiário. Diário da Manhã. 21 junho 1911. p.3
NEVES, Luiz Guilherme Santos. Os Bondes de Vitória. 1997
STIEL, Waldemar Corrêa. História do Transporte Urbano no Brasil. Empresa Brasileira de Transportes Urbanos. Editora Pini. Brasília. 1984.
Anuário Estatístico do Estado do Espírito Santo, 1955.
Relatório da Companhia Central Brasileira de Força Elétrica. Espírito Santo. 1965.
Página lançada em 31 de janeiro de 2019
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