Sacramento, MG

Empresa Elétrica Municipal
1913 - 1938

Histórico

O Município de Sacramento, localizado no Triângulo Mineiro, aos pés da Serra do Cipó,  foi criado em 13 de setembro de 1870.

Em 1907, o  vereador Orígenes Tormim  propõe uma emenda ao projeto de eletrificação do município, prevendo a implantação de uma linha de carris elétrico entre a cidade de Sacramento ao ponto mais conveniente da linha da Mogyana. 

Em abril de 1908 o mesmo vereador lança o projeto de contratação de um engenheiro para o estudos preliminares da linha, incluindo planta e orçamento. Em maio de 1909 o engenheiro Joaquim Carrão inicia os estudos. 

Em 1910, no dia 12 de maio, é assinado o contrato com a firma alemã Bromberg & Co. para a construção da estrada de ferro de bitola métrica eletrificada,  com 14,7 km de extensão, entre Sacramento e a estação do mesmo nome da Mogyana, também conhecida como estação do Cipó, inaugurada em 5 de março de 1888. A cidade de Sacramento contava com cerca de 4 mil habitantes.

No dia primeiro de maio de 1911, com festividades, é lançada a primeira estaca da estação de bondes de Sacramento

Os Bondes elétricos em Sacramento foram inaugurados em 15 de novembro de 1913. A operação regular, no entanto, só começou no ano seguinte, com frota de dois bondes motores de passageiros e dois vagões de carga.

Viagem experimental em 1913


Em 1926, transporte 16.490 passageiros.

Em 1929, é aberta uma estrada de rodagem entre Sacramento e Jaguara, passando pela estação do Cipó, diminuindo a rentabilidade do bonde elétrico.

A partir de 1935, é suspenso o serviço regular dos bondes, com períodos de paralisação. Em 1938, é decidida a venda dos Bondes de Sacramento. 


REFERÊNCIAS:

CERCHI, Carlos Alberto. Os Bondes de Sacramento. 1ª Edição. Uberaba. Pinti Editora Artes Gráficas - 1991.

Página lançada em 4 de abril de 2019.

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