Histórico
Em 1882, prosseguiam os trabalhos de construção de uma linha de bonds entre o Engenho Central e o Canal Torto.
Jornal da Tarde, São Paulo, 04/11/1880
Correio Paulistano, 07/01/1883
Expediente da Assembléa Provincial de 19/02/1883
Correio Paulistano, 20/02/1883
Correio Paulistano, 18/05/1883
Requerimento despachado pela presidência da província em 06/06/1883
Correio Paulistano, 09/06/1883
Em 17 de outubro de 1890 o Governo do Estado de São Paulo concede o privilégio, por 50 anos, a Luís Vicente de Sousa Queiroz para a construção de um linha de bondes por tração animal ou a vapor entre Piracicaba e Limeira.
Bonde Elétrico
A primeira linha de bonde elétrico de Piracicaba foi inaugurada em 16 de janeiro de 1916, ligando a Praça da Matriz à Escola Agrícola. Em seguida foi inaugurada a linha da Vila Matias em 6 de dezembro de 1921 e a linha para a Estação da Paulista em 10 de março de 1922.
Inauguração do bonde elétrico em 1916
Empreza Eléctrica de Piracicaba
Coleção ESALQ
Alunos da Escola Agrícola
Bonde Elétrico de Piracicaba com 8,1 Km de linhas
Para ampliar clique na imagem
Escola de Agronomia
Rua Boa Morte
Ponte metálica sobre o rio Piracicaba
Ponte sobre o rio Piracicaba
Avenida Rui Barbosa na Vila Rezende
Linhas em agosto de 1954
Centro - Escola de Agronomia
Centro - Estação da Paulista
Centro - Vila Rezende (Estação)
Mapa - Bonde de Piracicaba no Google Maps
Avenida Rui Barbosa na Vila Rezende
Últimos bondes em tráfego na rua 15 de Novembro
O último bonde circulou em Piracicaba em 1968.
Bonde preservado na Escola Superior de Agricultura
REFERÊNCIAS:
Piracicaba. Correio Paulistano. São Paulo. 30 outubro 1882. p.2.
AMARAL, Antônio Barreto. Dicionário de História de São Paulo. 1980.
STIEL, Waldemar Corrêa. História dos Transportes Coletivos em São Paulo. São Paulo. Mc Graw-Hill do Brasil. Ed.da Universidade de São Paulo. 1978.
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