Macaé

Companhia Ferro-Carril de Macahé
Companhia Ferro-Carril Macahé e Imbetiba

1872 - 1935

Histórico

Em 28 de junho de 1872 a Companhia Ferro-Carril de Macahé inaugurou a primeira linha de bonde de tração animal da cidade, com um pequeno trecho na área central, sem alcançar seus subúrbios, onde a companhia planejava construir uma ponte (cais) na enseada da Concha, para atracação dos vapores para o Rio de Janeiro. A Ponte da Concha só foi inaugurada em maio de 1874.

Em 1874, no dia 10 de agosto, foi inaugurado o primeiro trecho da Estrada de Ferro de Macahé e Campos, com 33 Km de extensão, entre Carapebus e o Porto de Imbetiba, de onde partiam os vapores para o Rio de Janeiro. A antiga Ponte da Concha, construída pela Companhia Ferro-Carril de Macahé foi desativada.

Em 1876, a Companhia Ferro-Carril de Macahé transfere sua concessão para o tenente-coronel Luiz Amado de Aguiar, que funda uma nova companhia de carris. No dia 14 de agosto de 1876, é assinado o contrato de concessão entre Luiz Gomes Amado de Aguiar e a Presidência da Província do Rio de Janeiro. No dia 14 de agosto de 1877, através de Decreto nº 6.665, são aprovados os estatutos da nova Companhia Ferro-Carril Macahé e Imbetiba, sendo a mesma autorizada a funcionar. Em 1878, o Município de Macahé contava com 31.938 habitantes, sendo 11.599 escravos.

Em 1885, o sistema contava com 2 bondes de capacidade para 28 passageiros, 2 wagons para o transporte de carga, 1 bonde misto e 20 muares, além de 5 km de linhas, com bitola de 0,95 m, ligando as principais ruas da cidade com as estações da Parada e do Porto de Imbetiba da Estrada de Ferro Macaé a Campos.

Em 1900, segundo o Annuario Estatistico do Brazil de 1902, o Ferro Carril Mcahé a Imbetiba contava com 3 carros de passageiros, 4 de carga, 20 muares, 5 km de linhas em bitola métrica, e 10 empregados.

Em 1907 o sistema contava com 6,140 km de linhas, 20 muares, 3 bondes de passageiros e 2 de carga.


Avenida Rui Barbosa por volta de 1920


Na década de 1920, com a desativação do Porto de Imbetiba, a Companhia Ferro-Carril Macahé e Imbetiba entra em declínio, sendo extinta por volta de 1935.

Rua Conde de Araruama, por volta de 1922, junto ao grupo escolar Raul Veiga
atual Colégio Estadual Matias Neto


Esquina da Praça Washington Luís com a rua Doutor Télio Barreto, em 1926


Passageiros Transportados

1882        36.470
1900        94.672


Mapa da Rede em KMZ, para visualização no Google Earth: Download






REFERÊNCIAS:

Forão approvados os estatutos da Companhia Ferro-Carril Macahé. Monitor Campista. Campos dos Goytacazes. 12 setembro 1877. p.2.

Almanak Industrial, Mercantil e Administrativo da Cidade e Município de Campos. 1885.

Imbetiba e Macahé. O Fluminense. Niterói. 18 fevereiro 1907. p.3.

Bolletim da Exposição Nacional de 1908.

BRASIL. Annuario Estatistico do Brazil, 1912. Directoria Geral de Estatistica. Ministerio da Agricultura, Indústria e Comércio.

STIEL, Waldemar Correa. História do Transporte Urbano No Brasil. Editora Pini. 1984

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