São Salvador da Bahia

Empreza Trilhos Centraes
1871 - 1926

Histórico

No dia 16 de junho de 1869, é assinado o contrato com a municipalidade para instalação de linhas de carris entre a Barroquinha e o Engenho da Conceição, com linhas para o Retiro, Soledade e Rio Vermelho. 

Em 1870, no dia primeiro de junho, os irmãos Ariani organizam a segunda empresa de carris de Salvador, a Companhia de Trilhos Centraes. A empresa foi fundada por Justo e Luciano Ariani, filhos do já falecido Rafael Ariani. A Trilhos Centraes foi a primeira companhia de bonde a implantar linhas no lado leste da cidade. Foi organizada principalmente para o transporte de carnes entre o futuro matadouro e a zona urbana.

No dia primeiro de dezembro de 1870, é iniciada a implantação das linhas. No mesmo dia é  realizada a cerimônia de lançamento da primeira pedra do novo matadouro no Engenho Retiro. 

A primeira linha é inaugurada no dia primeiro de junho de 1871, com tráfego entre a Barroquinha até os Sete Portos. Em outubro de 1871 a linha é prolongada até a Quinta de São Lázaro, operando com intervalos de 30 minutos. 

Em 1872, a partir da Barroquina, explorava linhas para a Fonte Nova e Baixa da Ladeira da Soledade. Já encontrava-se assentado o trecho até Quimadinho, pouco faltando para alcançar o ponto terminal. No mesmo ano é concluída a construção do ramal do Taboão, ainda sem funcionar.

No dia 20 de julho de 1873, é celebrado o contrato entre a Presidência da Província e a empresa Trilhos Centraes para a construção de um ramal entre a Fonte das Pedras e o Rio Vermelho.

Em 1873, contava com trilhos assentados da Barroquinha ao Engenho Retiro, com ramais para a Soledade e Fonte Nova. Prosseguiam os trabalhos de construção do ramal do Rio Vermelho pela estrada Dous de Julho (atual Vasco da Gama).

Em 1874, as empresas Trilhos Urbanos e Trilhos Centraes construíam linhas para o Rio Vermelho, a primeira, a partir do Campo Grande, e a segunda, a partir da Fonte das Pedras. No mesmo ano a Trilhos Centraes inicia os trabalhos de assentamento dos trilhos do ramal de Nazareth, a partir da Lapa.

Em 1874, é concluída a construção do ramal entre o Largo das Sete Portas e o Engenho Retiro, de acordo com contrato celebrado com o governo provincial, para o transporte de carnes do novo matadouro. O serviço de passageiros só alcançava o bairro da Cabula, enquanto o prédio do novo matadouro não fosse concluído. Apesar da conclusão da linha até o Engenho Retiro, faltava ainda o prolongamento da última seção até a estação central da Estrada de Ferro do Rio de São Francisco.

Em 1874, a empresa adquire um carro mortuário para os enterros no Cemitério da Quinta dos Lázaros. 

Em 1875, é concluída a construção do primeiro trecho do ramal do Rio Vermelho, funcionando provisoriamente até o Largo de Sant´Anna, enquanto prosseguiam as obras do trecho até o Rio Vermelho, concluído no ano seguinte.

Em 1875, prosseguiam as obras de construção da linha dos viadutos na parte alta da cidade, evitando a subida e descidas de ladeiras, tendo 1 Km já concluídos dos 5 Km projetados.

Em 1876, a empresa, com 6,6 Km de linhas e mais 4,4 Km do ramal do Largo das Sete Portas ao Sangradouro, contava com estação central na Barroquinha, de onde partiam as linhas para a Fonte Nova, Rio Vermelho, Soledade, Cabulla e Retiro.

Em 1881, explorava as linhas do Rio Vermelho, Retiro e Soledade. Planejava-se prolongar a linha do Rio Vermelho até a Mariquita. 

Em 1882, com estação central localizada na Barroquinha, explorava linhas para Retiro, Quinta dos Lázaros e Soledade, Fonte Nova e Rio Vermelho.

Em 1886, no dia primeiro de julho, a empresa que era de propriedade particular, é transformada em Companhia. Contava então com 15,627 Km de linhas, sem incluir desvios, e 13,874 Km de linhas em tráfego, para o Rio Vermelho, Soledade, e Retiro, fazendo também o transporte das carnes abatidas no Matadouro Público.

Em 1899, com 29 Km de linhas de bitola de 1,04 m e frota de 38 carros de passageiros e 15 de carga, além de 300 muares, explorava linhas de bonde de tração animal entre a Barroquinha e o Rio Vermelho, com ramais para Soledade e Retiro.




Em 1904, a companhia adquire a Companhia Transportes Urbanos, que contava com 30 Km de linhas até Itapagipe e dois planos inclinados.

Em janeiro de 1910, é inaugurada a tração elétrica até o Rio Vermelho.

Em 1926, a Trilhos Centraes é incorporada à Companhia Linha Circular de Carris da Bahia.

Passageiros Transportados

1872 -    264.997
1899 - 2.350.309

Sede: rua da Barroquinha


REFERÊNCIAS:

Almanak do Estado da Bahia. São Salvador. 1898. p.400.

Tramways. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. Fevereiro 1910. p. 11.

SAMPAIO, Consuelo Novaes. 50 Anos de Urbanização.

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