Taubaté, SP

Histórico

A cidade de Taubaté contou com duas empresas de bonds, a primeira a Companhia de Bonds Taubateenses, que explorava uma linha de bonde de tração animal na área urbana, e a segunda, a Companhia Bonds do Tremembé com uma linha de bonde de tração a vapor para o distrito de Tremembé.

Companhia de Bonds Taubateenses

A empresa foi organiza em abril de 1879 e as obras de assentamento dos trilhos foram iniciadas logo no mês seguinte. A primeira seção da linha foi inaugurada em 26 de maio de 1879, com grande participação popular.


Jornal da Tarde, São Paulo, 21/04/1879, p.3

A Constituinte, São Paulo, 07/01/1880, p.2

Correio Paulista, 10/03/1881, p.2


Em 1881, Companhia de Bonds Taubateenses contava com 2,600 Km de linhas de bitola de 0,80 metro e trilhos do tipo Vignole. O material rodante era composto de 2 carros de passageiros e um de carga. 


Companhia de Bonds Taubateenses em 1881
Para ampliar clique na imagem


Em agosto de 1884, para comodidade do público foi criado o bonde de segunda classe ao preço de 300 réis, permitindo o acesso de pessoas descalças.


Correio Paulista, 15/02/1890, p.2

Correio Paulista, 17/06/1890, p.2


Em novembro de 1890, os bonds transportaram 9.410 passageiros.

Extensão das linhas da Companhia Taubateenses (Km)

1881        2,6
1896        4,0

Empreza de Bonds Taubaté a Tremembé

Em 1880, foi organizada a segunda empresa de ferro-carril em Taubaté, a Companhia Bonds do Tremembé, encarregada de construir uma linha de 7 Km de extensão para o distrito de Tremembé.


Jornal da Tarde, São Paulo, 15/03/1880, p.2

Jornal da Tarde, 08/03/1881

Correio Paulistano, 23/04/1881
Amplia

Jornal da Tarde, 10/06/1881, p.2

Correio Paulistano, 13/09/1883


As obras de construção da linha foram iniciadas em 27 de setembro de 1883, logo após a aprovação dos estatutos. A linha foi aberta ao tráfego em junho de 1884.


Correio Paulistano, 27/11/1883

Correio Paulistano, 11/01/1884


Correio Paulistano, 30/07/1884

Correio Paulistano, 06/09/1884


Em 1886, a Companhia Bonds do Tremembé, com sede em Taubaté explorava uma linha de bonds a vapor entre Taubaté e a povoação de Tremembé onde se encontravam grandes jazidas de xisto betuminoso, que a Companhia de Óleo e Gaz tratava de explorar.

Em 1899 a companhia contava com 9 Km de linhas, 3 locomotivas a vapor, 4 carros de passageiros e 6 de carga, transportando nesse ano 22.227 passageiros.

Em 1914, a linha foi encampada pela Estrada de Ferro Central do Brasil. 


REFERÊNCIAS

Cousas da Rua. Jornal da Tarde. São Paulo. 12 maio 1879. p.2.

Taubaté. Correio Paulistano. 02 outubro 1883. p.1.

Relatórios do Ministério da Agricultura 1890 a 1927.

Comentários