Vassouras, RJ

Empresa Ferro Carril Vassourense
1875 - 1914

Histórico

Em 1873, foram iniciados os estudos para implantação do sistema de bonde de tração animal em Vassouras, contando com o apoio do presidente da província do Rio de Janeiro.

Em 4 de novembro de 1874, através do Decreto nº 5.787, foram aprovados os estatutos da empresa Ferro Carril Vassourense.

Em 1874 o Dr. Cristóvão Correa e Castro doou à Câmara Municipal o terreno compreendido entre a casa do Dr. A. Ferreira Moreira e os ranchos de J. F. da Silveira. A doação permitiu a Câmara ampliar a Praça Barão de Campo Belo. No mesmo lugar, no ano seguinte foi erguida a estação da Companhia Ferro Carril Vassourense, inaugurada em 5 de março de 1875. 

A linha de bondes tinha o seguinte itinerário: rua Bonita (atual Caetano Furquim), Largo do Cemitério da Conceição, rua Direita (atual Barão de Massambará), Beco do Tenente Souza (atual rua Ana Jesuína), rua das Flores e do Comércio (atual Barão de Vassouras) donde se dirigia à estação, partindo depois pela Estrada do Rio das Mortes até alcançar a estação da Estrada de Ferro Dom Pedro II.

Em primeiro de março de 1879, a tarifa dos bonds na área urbana foi reajustada para 100 réis.

Em 11 julho de 1883, foi inaugurada a linha de bonde de tração animal, em bitola métrica, entre estação da Estrada de Ferro Dom Pedro II e Vassouras, com cerca de 7 km de extensão. A companhia contava com 7 carros de passageiros e 14 mulas.

Em 1895, a linha foi duplicada.

Em 1907 o sistema contava com com 6,7 Km de linhas, transportando nesse ano 11.117 passageiros.

No início de 1912, segundo o Annuario Estatistico do Brazil,  o sistema de bonde de tração animal da cidade de Vassouras contava com 6,700 Km de extensão, 14 muares, 4 carros de passageiros e 3 de carga, transportando nesse ano 14 mil passageiros.

Em 12 de dezembro de 1912, através do Decreto nº 9.935, o Ministro da Fazenda recebe autorização para emissão de apólices para compra da Companhia Ferro-Carril Vassourense, para fazer parte da Rêde de Viação Fluminense, de acordo com o Decreto nº 8.077 de 23 de junho de 1910.

Em 1914, circula o último bonde de tração animal.


REFERÊNCIAS:

Companhia Ferro Carril Vassourense. O Município. Vassouras. 02 março 1879. p.3.

BRASIL. Annuario Estatistico do Brazil, 1912. Directoria Geral de Estatistica. Ministerio da Agricultura, Indústria e Comércio.

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