sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

São Salvador da Bahia

Companhia Transportes Urbanos 
1869 - 1897

Histórico

Em outubro de 1868, o engenheiro Antonio Lacerda compra, através da firma Antonio Lacerda & Companhia, os direitos que o Governo Provincial havia concedido a Thomas F.Wilson e Alexandre Messeder (Lei nº 941 de 18 de maio de 1864) para construção de meios de comunicação para o transporte de cargas e passageiros entre a cidade alta e baixa.

A Companhia Transportes Urbanos foi fundada em 1869, com o objetivo de implantar uma linha de carris de ferro entre a cidade alta e o Commercio até a Barra, na zona sul, passando pelos elegantes bairros do Campo Grande, Graça, Canella, Vitória, e posteriormente ao Rio Vermelho. No mesmo ano, no dia 18 de outubro, é lançada a construção do Elevador Hydraulico entre a Alfândega e a Praça do Palácio.

Em 4 de novembro de 1869, no Largo da Vitória, são lançadas as obras de instalação dos primeiros trilhos. A primeira linha é inaugurada no dia 18 de dezembro de 1869, ligando a Praça do Palácio ao Largo da Piedade. 

No início de 1871, os trilhos já estavam assentados entre a Praça do Palácio e a Graça, medindo 2 ¹/4 milhas, incluindo desvios e o ramal entre o Becco do Vigário e São Bento. 

Em 1871, são assentados 400 metros de trilhos entre o Largo da Piedade (lado terra) e a rua das Mercês, passando pela rua da Piedade e becco de São Raymundo. Além de 120 metros de trilhos entre o Largo de Piedade e Duarte, para encontra-se com a linha existente no Cabeça.

Em 1872, o assentamento dos trilhos entre a Graça e a Barra estava paralisado. Em 1873, prosseguia a obra de construção do ramal do Campo Grande ao Rio Vermelho.

No dia 20 de setembro de 1873, é celebrado o contrato entre a Presidência da Província e o senhor Antonio de Lacerda, para a construção de um ramal entre o Campo Grande e Rio Vermelho.

No dia 8 de dezembro de 1873, é inaugurado o Elevador Hydraulico da Conceição, o primeiro elevador do mudo usando para transporte público em área externa, também o mais alto do mundo, com 63 metros de altura. Além de ligar a cidade alta à baixa,  integrava as linhas de carris de tração animal das companhias Transportes Urbanos, da zona sul, e Vehiculos Economicos, da zona norte. Foi construído no local dos antigos guindastes da Praça do Palácio.

Em 1873, com frota de 14 carros, 4 trolys e 6 carroças, transportava uma média de 1.706 passageiros/dia. Sua linha que se estendia do Largo do Theatro (atual praça Castro Alves) até a Graça, é prolongada até o Praça do Palácio, se integrando ao Elevador Hydraulico da Conceição (atual Elevador Lacerda), inaugurado em 8 de dezembro de 1873.  Prosseguiam os trabalhos de prolongamento da linha até a Barra.

Em março de 1874, o Elevador Hydraulico já transportava uma média de 3 mil passageiros/dia.

Em 1874, só explorava a linha entre a Praça do Palácio e a Graça, não estando ainda concluídas as obras previstas no contrato celebrado com o Governo da Província em 13 de outubro de 1873, incluindo o nivelamento da estrada da Graça a Barra, levando seus carros até essa povoação.

É construído um plano inclinado de 124 metros de extensão na atual Avenida Princesa Leopoldina.

Em 1875, é concluída a construção do ramal do Campo Grande ao Rio Vermelho, operado com locomotivas a vapor.

Em 1875, as linhas da empresa, que ligavam a Praça do Palácio aos bairros da Victoria, Graça, Barra e Rio Vermelho, percorriam as ruas do Palácio, Largo do Theatro (atual praça Castro Alves), rua de Baixo e Duarte, Largo da Piedade, ruas do Rosário João Pereira, Mercês, Forte de São Pedro, Campo Grande, São Pedro, Ladeira de São Bento.

Em 1876, a companhia solicita ao governo provincial a duplicação das linhas da Vitória e da Barra em diversos pontos, recebendo autorização de prolongá-las até o Largo do Pharol da Barra.

Em 1879, a companhia transporta 1.705.859 passageiros, sendo 604.075 na linha urbana (Praça do Palácio à Graça), 118.781 na da Barra 84.061 na do Rio Vermelho, e 898.942 no Elevador Hydraulico.


O Monitor, 04/09/1881


Em 1882, a companhia contava com 2 locomotivas, 40 carros, 4 trolys e duas carroças, explorando  3 linhas:

1ª - Urbana (Praça ao Palácio - Graça), 588.895 passageiros
2ª - Barra (Graça - Quintas), 99.240 passageiros
3ª - Rio Vermelho (Campo Grande - Rio Vermelho), 113.107 passageiros.

Em março de 1884, a Companhia solicita autorização para implantar uma linha na ladeira da Montanha, ligando a cidade alta à baixa, sendo o pedido indeferido.


Correio Paulistano, 28/11/1886, p.3

Correio Paulistano, 17/12/1886, p.3


Em 1896, é construído o Elevador do Taboão, fechado em 1965. Em 1897 é inaugurado o Plano Inclinado do Pilar.

Em 1898, a Companhia Transportes Urbanos já pertencia à Companhia Linha Circular e explorava dois ascensores, o Elevador da Conceição, cuja torre de alvenaria mede 62 metros de altura, com duas máquinas hidráulicas, e o Elevador do Taboão, com torre de 28 metros de altura, além de três linhas urbanas de carris: Praça do Palácio - Graça, 4,2 Km de extensão, Campo Grande - Largo da Mariquita, com 6 Km de extensão, e Barra - Graça, com 2,112 Km de extensão. 


Almanak do Estado da Bahia para 1898, p.399


Em 1899, a cidade de Salvador contava com cerca de 200 mil habitantes.

Em 1906, o Elevador Hydraulico recebe iluminação e dois novos ascensores elétricos, sendo eletrificado por completo em 1915. Entre 1929 e 1930, já sob controle da Companhia de Energia Elétrica da Bahia, do Grupo Guinle, é remodelado ganhando a forma atual em estilo "art déco".

Em dificuldades financeiras, em agosto de 1897 toda a Companhia vai à Leilão, sendo arrematada pela Companhia Linha Circular de Carris da Bahia. 

Passageiros Transportados (exceto Elevador)

1874 - 600.000
1879 - 806.917
1880 - 923.689
1881 - 880.866
1882 - 843.088

Passageiros Transportados (incluso Elevador)

1879 - 1.705.859
1880 - 1.738.826


REFERÊNCIAS:

STIEL. Waldemar Corrêa. História do Transporte Urbano no Brasil. Brasília. Editora Pini, 1984.

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