São Gonçalo, RJ

Tramway Rural Fluminense
1900 - 1920

Histórico

Em 9 de julho de 1897, é celebrado o contrato de concessão entre a Prefeitura do Município de São Gonçalo e a empresa Tramway Rural Fluminense para a construção de uma linha férrea entre Neves e Itaipu, passando pelo 2º Distrito, tendo 4 anos para a construção de todas as linhas e obras de arte.

Em agosto de 1898, em caráter provisório, começaram a circular os bondes de tração a vapor entre Neves e São Gonçalo.

Em primeiro de julho de 1900, foi inaugurado o primeiro trecho da Tramway Rural Fluminense, com via de bitola métrica de 15 Km de extensão entre Neves e Alcântara, com duas locomotivas a vapor. Foi implantada nas vias paralelas à Estrada de Ferro Leopoldina. Circulava com intervalos de 60 minutos, passando no centro de São Gonçalo.




Realizou-se hontem, conforme fora annunciada, a inauguração dos bonds a vapor de S. Gonçalo ao Alcântara. A 1 hora da tarde, em bonds especiais que partiram das Neves, seguiram os convidados e representantes da imprensa, afim de tomarem parte na solenidade da inauguração, e na mesma partida da estação de Sant’Anna um trem especial da Companhia Leopoldina conduzindo o Sr. Quintino Bocayuva e outros convidados. O trecho inaugurado achava-se ornamentado com gosto e bem assim as locomotivas. Os convidados foram recebidos no ponto terminal do Alcântara ao espoucar dos foguetes e ao som de duas excellentes bandas de musica militares. Terminada a solinidade da inauguração, regressaram os convidados ao edifício da Câmara Municipal de S. Gonçalo, onde o Sr. Carlo Gianelli, director da companhia, offereceu um profuso banquete, no qual tomaram parte grande número de convivas (...) Ao champagne foram levantados os seguintes brindes: do Sr. Carlos Gianelli à Camara Municipal de S. Gonçalo; do Sr. Nilo Peçanha, que em nome da Câmara Municipal agradece ao conhecido industrial, Sr. Carlos Gianelli (...)”(Jornal do Brasil, 2.julho. 1900, n.183)

Em 1907,  o Tramway Rural Fluminense  contava  com cerca de 16 Km de linha entre Neves e Alcântara, explorada com bondes a vapor, com com 7 viagens/ dia/ sentido, e tempo de viagem de 45 minutos.


Estação Agnelli, localizada na rua Francisco Portela, 875, atual sede da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, ao lado da Praça dos Ex-Combatentes


No dia 4 de março de 1911, a Companhia Cantareira, que há meses pleiteava na justiça o prolongamento de suas linhas até o Centro de São Gonçalo, sendo proibida pela mesma, em função da exclusividade de mercado da Tramway Rural Fluminense, toma uma atitude arbitrária, arrancando os trilhos da Tramway Rural Fluminense, no cruzamento com a estrada da Sete Pontes, para a construção de suas linhas. No dia 3 de abril de 1911, é restabelecido o tráfego de bondes a vapor do Tramway  Rural Fluminense.

Bonde a gasolina de 1917


Em 1918, é lavrada a escritura de venda da Tramway Rural Fluminense para Luiz Bartholomeu, pela quantia de 350:000$000.

No dia 6 de dezembro de 1920, a Companhia Cantareira adquire o Tramway Rural Fluminense por 300:000 $ , pertencente a firma Souza e Silva e Cia. Na época, além de bondes tracionados por locomotivas a vapor, a Tramway Rural Fluminense também operava com carro a gasolina, chamado de Omnibus.

No dia 27 de abril de 1921, é restabelecido o tráfego do bonde elétrico até o centro de São Gonçalo, então suspenso desde a rua Coronel Serrado, em função da ação judicial promovida pela Empresa Tramway Rural de São Gonçalo. A ação foi extinta tendo em vista a aquisição da referida empresa pela Companhia Cantareira, que modificará a tração e a bitola do trecho.


REFERÊNCIAS:

Estado do Rio. Minas Geraes. Ouro Preto. 19 agosto 1898. p.6.

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