Nilópolis

Companhia Ferro Carril Melhoramentos de Iguassu

Histórico

Em 8 de maio de 1915, foi fundada pelos senhores José Victor da Rocha, Augusto Balsemão e José Maria Campos a única companhia de bondes da Baixada Fluminense, a Companhia Ferro Carril Melhoramentos de Iguassu.

A companhia foi criada para promover a venda de terrenos do loteamento da fazenda São Matheus, localizada junto à estação Engenheiro Neiva, atual Nilópolis, da Estrada de Ferro Central do Brasil. Na época Nilópolis fazia parte do município de Nova Iguaçu. 

A estação ferroviária foi inaugurada em 9 de novembro de 1914, no mesmo ano do lançamento do loteamento. Em 1915 o loteamento passou a se chamar Engenheiro Neiva e em 1922 Nilópolis. 

Em 18 de outubro de 1915, a Companhia Iguassu abriu concorrência para a construção do primeiro trecho da linha de bonde de tração animal, com cerca de 4 km de extensão, entre a Estação Engenheiro Neva e a Cachoeira do Rio Iguassu. Em novembro a companhia firmou contrato com o construtor Domingos José da Silva para a construção da linha, devendo o trabalho ser iniciado em 22 de novembro de 1915. 

O contrato entre a Câmara Municipal de Iguassu com os engenheiros José Stockmeyer e Victor da Rocha Miranda da Companhia Iguassu foi assinado em 14 de dezembro de 1914, para exploração do serviço num período de 30 anos.

Em 23 de maio de 1915 a companhia recebeu o primeiro bonde, quando a estação de Engenheiro Neiva ainda estava em construção. A linha, situada ao longo da Avenida Mirandela, foi finalmente inaugurada em 13 de fevereiro de 1916.

Jornal do Brasil, 02/09/1917, p.7


REFERÊNCIAS:

Aspectos da Florescente Localidade Fluminense. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 02 setembro 1917. p.7


Comentários