São Luís

Histórico

Por: http://passeiourbano.com/2011/05/22/bondes-de-sao-luis/ acessado em junho de 2015.

O início do serviço de bondes em São Luís começou em 1871, quando a Companhia Ferro-Carril se instalou em São Luís, dando início à primeira linha de bondes animálicos, que partiam do Largo do Palácio ao Cutim, passando pela Rua da Estrela, pela Estação, por remédios e pelo lugar chamado Francisco Abrantes. Entretanto, depois de algum tempo, os serviços prestados pela empresa não foram suficientes para a população, que ficou insatisfeita, especialmente no que se tratava à pontualidade e regularidade dos veículos.

Em 1909, a Câmara Municipal autoriza o estabelecimento de novos bondes elétricos na cidade, mas somente em 1918, uma empresa norte-americana foi contratada para fornecer energia à São Luís. Todavia, a empresa não cumpre com sua parte do contrato e o serviço não começa. Em 1924, a capital maranhense começa a ter o serviço de bondes elétricos, fornecido pela Ulen Company, empresa norte-americana. Os bondes também foram motivo de reclamações, graças à defasagem de lugares disponíveis na linha em relação ao tamanho da população de São Luís. 

Histórico

A primeira linha de bonde de tração animal de São Luís foi inaugurada em outubro de 1872. Em 7 de setembro de 1892, a Companhia Ferro-Carril fez uma experiência com o uso de uma locomotiva a vapor, com resultado satisfatório.


Cartão postal circulado em 1912

Mapa de 1912


Em 28 de julho de 1927, foi inaugurada a linha de bonde elétrico da Estação da Estrada de Ferro à Rampa de Desembarque, fechando o circuito da Linha Circular.

Em 1927, foi construído o desvio no Primeiro Apeadouro, retirando-se o que servia no João Paulo.

Em 1946, através de decreto do presidente Eurico Gaspar Dutra, as operações da Ulen no Brasil são encerradas. Em 1947, foi criado o SAELTPA (Serviços de Água, Esgoto, Luz, Tração e Prensa de Algodão) que manteve os bondes elétricos até o fim da década de 50. Deste órgão surgiu o Departamento de Transporte de São Luís, que assumiu os serviços de tração da cidade. 


Bonde fabricado em São Luís 
Coleção IBGE


Na década de 60, durante o governo de José Sarney, a empresa Fontec, contratada para organizar o trânsito da cidade, declarou que os bondes causavam transtornos no tráfego. A empresa proibiu o trânsito de bondes em boa parte da cidade, e logo todas as linhas foram desativadas. O último bonde circulou em São Luís em 1966.


São Luís Memória


Passageiros

1927        5.893.800


REFERÊNCIAS:

Interior. O Vinte Dous de Maio. São Paulo. 26 outubro 1872. p.1.

Maranhão. Minas Geraes. Ouro Preto. 11 setembro 1892. p.645.

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