Histórico
Em 1893, visando facilitar o acesso ao seu empreendimento, a Companhia Balneária do Guarujá constrói uma linha de bonde de tração a vapor entre o cais de Itapema e o Grande Hotel na praia do Guarujá. A linha foi solenemente inaugurada em 2 de setembro de 1893.
Em 12 de dezembro de 1895, foi inaugurada a nova linha férrea entre Itapema e o Guarujá reduzindo o tempo de viagem de 60 para 40 minutos.
Tração a vapor. Cartão Postal
Material Rodante da Companhia Guarujá em 1920
3 Locomotivas Baldwin
4 Carros de Passageiros de 2ª Classe c/ 48 lugares
2 Carros de Passageiros de 1ª Classe c/ 36 lugares
1 Vagão fechado para 7 toneladas
1 Vagão fechado para 2 1/2 toneladas
5 Gôndolas duplas
2 Lanchas a vapor (Itapema e Paquetá) para 250 passageiros
1 Lancha pequena (Marina) para 50 passageiros
Mapa de 1923, antes da eletrificação
Eletrificação
Em dezembro de 1924, é concluída a construção a primeira locomotiva elétrica em suas oficinas. Em 11 de janeiro de 1925 é inaugurada a eletrificação das linhas, com todo o material fornecido pela alemãs Siemens e Maschinen Fabrik Augsburg Nuremberg, incluindo dois carros motores de passageiros.
Em 1928 é construído um desvio de 840 metros para facilitar a exploração da pedreira do morro da Campina, pela própria Companhia Guarujá.
É encomendado um moto-gerador de 200 KW, duplicando a capacidade da subestação.
Passageiros Transportados
1928 2.661.278
1929 2.821.568
Região do Guarujá em 1938
Fim
Em 13 de julho de 1956 circulou o último bonde elétrico no Guarujá. O material rodante, 3 bondes elétricos e uma locomotiva elétrica, foram transferidos para a Estrada de Ferro Campos do Jordão. A tração a vapor continuou em operação até 1959, quando a linha foi extinta.
REFERÊNCIAS:
Abriu-se ante-hontem o tráfego. Correio Paulistano. São Paulo. 14 dezembro 1895. p.2.
STIEL, Waldemar Corrêa. História dos Transportes Coletivos em São Paulo. São Paulo. McGraw-Hill do Brasil: Ed. da Universidade de São Paulo.1978.
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