Sobral (CE)


Histórico

Em 1894, é fundada a Sociedade Ferro Carril Sobralense, por iniciativa dos sócios Ernesto Deocleciano, Antônio Regino do Amaral, José Figueira de Saboya e Silva, João Frederico Ferreira Pimentel e Vicente Adeodato Carneiro, aproveitando os materiais e equipamentos do extinto ferro-carril de Baturité.

O material foi transportado por trem de Baturité até Fortaleza, de onde seguiram de navio até o porto de Camocim, onde foram embarcados num trem para Sobral.


Atual Praça da Coluna da Hora. Cartão Postal circulado em 1918

Detalhe


Os trilhos da empresa ligavam a Estação Ferroviária de Sobral até à Praça São João, com o seguinte itinerário: Estação da Estrada de Ferro Sobral, Praça do Patrocínio, rua Conselheiro José Júlio, travessa do Xerez, rua Coronel José Saboya, Igreja do Rosário, rua do Campelo (atual rua Ernesto Deocleciano), rua Senador Paula (atual rua Dom José) e Praça São João, totalizando 1,500 Km de linha.

Em 1912, a linha foi prolongada da Praça São João até o Santo Cruzeiro, na Cruz das Almas, atual Arco de Nossa Senhora de Fátima da Avenida Doutor Guarany. Com o prolongamento a empresa passa a contar com 2 Km de linhas.

Em 1912, segundo o Anuário Estatístico do Brazil , o Ferro-Carril Sobralense contava com 20 muares, 4 carros de passageiros de 12 lugares e dois carros exclusivos para o transporte de carga.


Avenida Dom José e o Antigo Mercado da Carne, construído em 1927 e demolido em 1942, dando espaço à atual Praça da Coluna da Hora


Em função de prejuízos, a empresa suspende suas operações em 1918, sendo retomadas em 7 de setembro de 1924. 

Mapa da linha, visualização no Google Maps


REFERÊNCIAS:

Empresa Ferro Carril. Pátria. Sobral. 26 julho 1911. p.1.

VIANA, Carlos Negreiro. Ernesto Deocleciano e o desenvolvimento econômico da Região Centro-Norte do Ceará e da Região Oeste do Rio Grande do Norte. Revista do Instituto Ceará. 2013. p.185.








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