Companhia dos Trilhos Urbanos do Recife a Olinda e Beberibe
Histórico
Autorização e Estatutos
Diário de Pernambuco, 24/03/1869, p.1
Em 30 de setembro de 1871, foi aberto ao tráfego o ramal de Beberibe com 4,450 Km de extensão. Em 2 de dezembro do mesmo ano, foi inaugurado o prolongamento da linha de Olinda até o Pátio do Carmo, que passou a contar com 8,823 Km de extensão. Em 1872, também foi concluída a construção da estação de Olinda, com mais uma via para o recolhimento de carros
Material Rodante em dezembro de 1872
06 Locomotivas
21 Carros de 1ª Classe
14 Carros de 2ª Classe
08 Wagons de carga
02 Trolleys
Em 1894, a companhia contava com uma linha de 12 km de extensão com bitola de 1,32 m.
Em 1918, a Estrada de Ferro do Recife a Campo Grande e Beberibe era explorada pela Pernambuco Tramway and Power and Company Limited.
Material rodante em 1918
11 Locomotivas
24 Carros de 1ª classe
28 Carros de 2ª classe
06 Carros de carga
16 Carroças para condução de materiais
Estação Inicial: rua da Aurora, junto à Ponte de Santa Isabel
Extensão (Km)
1871 13,273
1918 12,531
Passageiros
1917 3.550.866
REFERÊNCIAS:
Linha Ferrea do Recife a Olinda e Beberibe. Falla do Presidente da Província de Pernambuco à Assemblea Legislativa Provincial. 01 março 1872. p.23.
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