Recife

Companhia dos Trilhos Urbanos do Recife a Olinda e Beberibe

Histórico

Autorização e Estatutos
Diário de Pernambuco, 24/03/1869, p.1

Diário de Pernambuco, 18/03/1869, p.2


Em 30 de setembro de 1871, foi aberto ao tráfego o ramal de Beberibe com 4,450 Km de extensão. Em 2 de dezembro do mesmo ano, foi inaugurado o prolongamento da linha de Olinda até o Pátio do Carmo, que passou a contar com 8,823 Km de extensão. Em 1872, também foi concluída a construção da estação de Olinda, com mais uma via para o recolhimento de carros 

Material Rodante em dezembro de 1872

06        Locomotivas
21        Carros de 1ª Classe
14        Carros de 2ª Classe
08        Wagons de carga
02        Trolleys

Em 1894, a companhia contava com uma linha de 12 km de extensão com bitola de 1,32 m.

Em 1918, a Estrada de Ferro do Recife a Campo Grande e Beberibe era explorada pela Pernambuco Tramway and Power and Company Limited. 

Material rodante em 1918

11        Locomotivas
24        Carros de 1ª classe
28        Carros de 2ª classe
06        Carros de carga
16        Carroças para condução de materiais

Estação Inicial: rua da Aurora, junto à Ponte de Santa Isabel

Extensão (Km)

1871        13,273
1918        12,531

Passageiros

1917        3.550.866


REFERÊNCIAS:

Linha Ferrea do Recife a Olinda e Beberibe. Falla do Presidente da Província de Pernambuco à Assemblea Legislativa Provincial. 01 março 1872. p.23.

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