Paranaguá

Companhia Ferro-Carril
1892-1938

Histórico

A obra para construção da primeira linha de bonde de tração a vapor da cidade de Paranaguá foi iniciada no dia 2 de abril de 1892. O projeto previa a ligação da cidade ao Porto Dom Pedro II e ao arrabalde do Rócio. A obra foi executada rapidamente e já no mês de junho é realizada a primeira experiência, com uma pequena locomotiva a vapor “Krauss & Cia. de Munchen & Linz.

Bonde a Vapor

A linha de bonde de tração a vapor foi finalmente inaugurada em 7 de dezembro de 1893, ligando o Largo do Mercado ao Rócio. O material rodante era composto de duas locomotivas Krauss, 7 carros de passageiros e 4 vagões de carga. Em poucos anos a tração a vapor foi substituída por parelhas de burro. As locomotivas passaram a ser usadas somente nos horários de maior movimento.

Em janeiro de 1912, segundo o Annuario Estatistico do Brazil, o sistema de bonde de tração animal da cidade de Paranaguá contava com 5 km de extensão, 32 muares, duas locomotivas, 3 carros de passageiros e 6 de carga.

O sistema chegou a contar com 33 muares e 5,950 km de linhas, incluindo desvios, sendo 1,425 km na área urbana e 4,528 km na linha da cidade até a Capela do Rócio, passando pelo Porto Dom Pedro II. O último bonde circulou em Paranguá em 1938.


Cartão Postal circulado em 1915






Paranaguá em 1932

Paranaguá em 1939


REFERÊNCIAS:

BRASIL. Annuario Estatistico do Brazil, 1912. Directoria Geral de Estatistica. Ministerio da Agricultura, Indústria e Comércio.

STIEL, Waldemar Corrêa. História do Transporte Urbano no Brasil. Edição Convênio EBTU / PINI. Brasília – DF. 1984.

Comentários