Recife


Pernambuco Street Railway Company
Companhia Ferro Carril de Pernambuco

Histórico

A companhia foi organizada em New York em 22 de agosto de 1870, sendo autorizada a funcionar na capital da província de Pernambuco através do Decreto Imperial nº 4.612 de 19 de outubro de 1870. 


Diário de Pernambuco, 24/05/1871


Em 22 de setembro de 1871, a companhia inaugurou sua primeira linha, ligando a rua Brum à Passagem da Magdalena, atual ponte da rua Paissandu sobre o rio Capibaribe.


Inauguração da primeira linha da Pernambuco Street
Diário de Pernambuco, 21/09/1871

Inauguração da primeira linha da Pernambuco Street
Diário de Pernambuco, 22/09/1871


Em 22 de novembro de 1871, foi inaugurada a linha dos Affogados, com ponto inicial na rua do Brum.


Inauguração da linha dos Affogados
Diário de Pernambuco, 21/11/1871


Em 10 de janeiro de 1872, foi inaugurada a linha para o Largo de Santo Amaro, com ponto inicial da rua do Brum.

Em 20 de abril de 1872, foi inaugurada a linha par a rua do Barão de São Borja (antiga do Sebo), com partidas da rua Barão do Triumpho, antiga rua do Brum.

Em 1872, foram abertos ao tráfego os ramais de Santo Amaro, Estrada João Fernandes Vieira, Afogados e o prolongamento do ramal da Magdalena.

Em dezembro de 1872, a companhia contava com 176 empregados, 31 carros de passageiros, sendo 21 em tráfego e 10 na reserva, duas carroças de carga e 390 animais.

Linhas da Pernambuco Street Railway em 1872

        Fonte: Almanak Pernambuco, 1872


Em 19 de maio de 1873, através do Decreto Provincial nº 5.281, a razão social da empresa foi alterada de Pernambuco Street Railway Company para Companhia Ferro Carril de Pernambuco, e a sede foi transferida de New-York para o Rio de Janeiro.

Em 1873, foi contratado o prolongamento da linha da Magdalena até a Torre, incluindo a operação do novo serviço de omnibus (diligências) para Caxangá, Várzea e Jaboatão.

Em 27 de novembro de 1881, foi inaugurado o prolongamento da linha dos Affogados até o Largo da Paz.

Linhas em março de 1882

Magdalena
Afogados - Rua Duque de Caxias
Afogados - Rua do Marquez do Herval
Fernandes Vieira
Santo Amaro
Hospicio
Torre
Cinco Pontas
Ponte de Santa Isabel
Ponte da Boa Vista

Material rodante em março de 1882

023        Carros (Bonds) em tráfego
025        Carros (Bonds) em reserva ou conserto
003        Diligências em tráfego
006        Diligências em reserva ou conserto
580        Muares


Diário de Pernambuco, 22/05/1891


Em novembro de 1896, os moradores de Olinda organizaram um abaixo-assinado solicitando à companhia a prolongar a linha que terminava na ponte da Tacaruna até Olinda, numa via que acabara de ser calçada.

Eletrificação

A Pernambuco Tramways foi autorizada a funcionar na república em 5 de março de 1913, através de despacho do Ministro da Agricultura.

Em 29 de junho de 1913, a companhia já contava com 7,327 Km de trilhos assentados. No mês seguinte foi iniciada a instalação da rede aérea.

A primeira experiência com bonde elétrico no Recife foi realizada em 8 de abril de 1914 no bairro do Recife. O bonde circulou entre a estação central da companhia, localizada ao lado da estação do Brum, seguindo pela rua de São Jorge até a rua do Bom Jesus, voltando pela rua do Brum à estação central. A experiência foi um sucesso.


Usina Eléctrica
Diário de Pernambuco, 28/03/1914
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Brill Magazine, abril 1914
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Brill Magazine, abril 1914
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Brill Magazine, abril 1914
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Novos bondes fechados em fevereiro de 1936


Estação: rua Barão do Triumpho, antiga rua do Brun

Extensão (Km)

1872        21,897

Passageiros

1872        1.677.167


REFERÊNCIAS:

Companhia Pernambuco Street Railway. Falla do Presidente da Província de Pernambuco à Assemblea Legislativa Provincial. 01 março 1872. p.23.

Falla do Primeiro Vice-Presidente da Provincia à Assemblea Legislativa de Pernambuco em 1º de março de 1882. p.50.

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