Trilhos Urbanos do Recife a Apipucos
Brazilian Street Railway Company Limited
Histórico
Também conhecida como Companhia Trilhos Urbanos do Recife ao Caxangá, iniciou suas operações em 5 de janeiro de 1867, com o trecho Recife a Apipucos, com estação inicial e oficinas no meio da rua Pires. Posteriormente a estação inicial, junto com as oficinas, foram transferidas para o Largo do Capim.
Também conhecida como Companhia Trilhos Urbanos do Recife ao Caxangá, iniciou suas operações em 5 de janeiro de 1867, com o trecho Recife a Apipucos, com estação inicial e oficinas no meio da rua Pires. Posteriormente a estação inicial, junto com as oficinas, foram transferidas para o Largo do Capim.
Jornal do Recife, 19/06/1868
Autorização de funcionamento da Brazilian Street Railway
Jornal do Recife, 04/06/1869
Em 1871 obteve concessão para construir o ramal do Arrayal, partindo da estação do Entroncamento, inaugurado em dezembro de 1871.
Em 1873, a companhia foi intimida pelo governo provincial a construir uma nova ponte sobre o rio Capibaribe.
Material rodante em dezembro de 1873
10 Locomotivas, sendo duas novas
28 Carros em serviço
15 Carros em reparo ou reserva
Material rodante em março de 1882
12 Locomotivas, sendo 5 em serviço efetivo
21 Carros de 1ª classe
14 Carros de 2ª classe
12 Carros de carga e de lastro
Em 1883, a companhia contratou com o Governo da Província a mudança do Ramal de Apipucos a Caxangá, por uma ramal partindo do Entroncamento pela Capunga a Caxangá e Várzea, sendo inaugurado o trecho até Caxangá em setembro de 1885 e até a Várzea em outubro de 1886.
Em 1894 contava com 25,820 Km de linhas, com bitola de 1,20 m e três ramais:
Centro - Dous Irmãos (Linha Principal)
Arrayal - Monteiro
Caxangá - Monteiro
Várzea
Frota em 1894
13 locomotivas
21 carros de 1ª Classe
27 carros de 2ª Classe
23 vagões de carga
O Ramal Dous Irmãos-Caxangá foi abandonado após a construção do novo ramal entre o Entroncamento e a Várzea, passando por Caxangá.
Ponte da rua do Sol da Brazilian Street Railway em 1910, demolida em 1915
substituída pela Ponte Duarte Coelho, inaugurada em 1943
Foto Francisco du Bocage. Coleção IMS
Extensão (Km)
1882 18,606
1892 25,820
Número de estações
1882 25 e mais 3 pontos de parada sem abrigo
Número de Locomotivas
1872 08
1873 10
1880 10
1881 12
1882 12
Passageiros
1881 591.015
1882 609.763
REFERÊNCIAS:
Trilhos Urbanos do Recife a Apipucos. Almanak Administrativo, Mercantil, Industrial e Agrícola para 1869. p.164.
Brazilian Street Railway. Jornal do Recife. Recife. 31 julho 1869. p.2.
Falla do Primeiro Vice-Presidente da Provincia à Assemblea Legislativa de Pernambuco em 1º de março de 1882. p.49.
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