Recife

Trilhos Urbanos do Recife a Apipucos
Brazilian Street Railway Company Limited

Histórico

Também conhecida como Companhia Trilhos Urbanos do Recife ao Caxangá, iniciou suas operações em 5 de janeiro de 1867, com o trecho Recife a Apipucos, com estação inicial e oficinas no meio da rua Pires. 
Posteriormente a estação inicial, junto com as oficinas, foram transferidas para o Largo do Capim.


Jornal do Recife, 05/01/1867

Jornal do Recife, 19/06/1868

Autorização de funcionamento da Brazilian Street Railway
Jornal do Recife, 04/06/1869

Jornal do Recife, 18/05/1870

O Liberal, 08/11/1870
Amplia


Em 1871 obteve concessão para construir o ramal do Arrayal, partindo da estação do Entroncamento, inaugurado em dezembro de 1871. 

Em 1873, a companhia foi intimida pelo governo provincial a construir uma nova ponte sobre o rio Capibaribe. 

Material rodante em dezembro de 1873

10        Locomotivas, sendo duas novas
28        Carros em serviço
15        Carros em reparo ou reserva

Material rodante em março de 1882

12        Locomotivas, sendo 5 em serviço efetivo
21        Carros de 1ª classe
14        Carros de 2ª classe
12        Carros de carga e de lastro

Em 1883, a companhia contratou com o Governo da Província a mudança do Ramal de Apipucos a Caxangá, por uma ramal partindo do Entroncamento pela Capunga a Caxangá e Várzea, sendo inaugurado o trecho até Caxangá em setembro de 1885 e até a Várzea em outubro de 1886.


Em 1894 contava com 25,820 Km de linhas, com bitola de 1,20 m e três ramais:

Centro - Dous Irmãos (Linha Principal)
Arrayal - Monteiro
Caxangá - Monteiro
Várzea

Frota em 1894

13 locomotivas
21 carros de 1ª Classe
27 carros de 2ª Classe
23 vagões de carga

O Ramal Dous Irmãos-Caxangá foi abandonado após a construção do novo ramal entre o Entroncamento e a Várzea, passando por Caxangá.




Ponte da rua do Sol da Brazilian Street Railway em 1910, demolida em 1915
substituída pela Ponte Duarte Coelho, inaugurada em 1943
Foto Francisco du Bocage. Coleção IMS


Extensão (Km)

1882        18,606
1892        25,820

Número de estações

1882        25 e mais 3 pontos de parada sem abrigo

Número de Locomotivas

1872        08
1873        10
1880        10
1881        12
1882        12

Passageiros

1881        591.015
1882        609.763


REFERÊNCIAS:

Trilhos Urbanos do Recife a Apipucos. Almanak Administrativo, Mercantil, Industrial e Agrícola para 1869. p.164.

Brazilian Street Railway. Jornal do Recife. Recife. 31 julho 1869. p.2.

Falla do Primeiro Vice-Presidente da Provincia à Assemblea Legislativa de Pernambuco em 1º de março de 1882. p.49.

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