24/09/2024 - G1 Santos
De acordo com a empresa, os testes são parte do processo de homologação da infraestrutura da via permanente e da rede aérea, assegurando que o VLT atende aos requisitos técnicos e de segurança.
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VLT em fase de testes na Rua Amador Bueno, no Centro, em Santos
Foto Marcelo Luis / A Tribuna Jornal
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) realizou, nesta terça-feira (24), novos testes de circulação da segunda linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Santos (SP). A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) acompanha o período de testes com equipes ao longo do trajeto para orientar e alertar os motoristas.
Em nota, a EMTU informou que o VLT percorreu, durante a madrugada, todo o trecho, começando na conexão com a Linha 1, no cruzamento da Rua Campos de Melo com a Avenida Afonso Pena, e cobrindo os 8 km da área central da cidade.
Esses testes são parte essencial da homologação da infraestrutura da via e da rede aérea, assegurando que o sistema atenda aos requisitos técnicos e de segurança.
A fase de testes sem passageiros continuará nos próximos meses, com restrições de estacionamento na via de passagem do VLT entre 9h e 16h, exceto para carga e descarga.
A EMTU destacou que cruzamentos serão temporariamente fechados durante a passagem das composições para garantir a segurança e o andamento dos ajustes.
A Prefeitura de Santos informou que a CET está com agentes em campo para evitar o estacionamento de veículos na linha férrea e acompanha o VLT com viaturas ao longo do percurso.
Passageiros só em 2025
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VLT em fase de testes na Rua Amador Bueno, no Centro, em Santos
Foto Marcelo Luis / A Tribuna Jornal
O segundo trecho do VLT terá 8 km de extensão e 12 pontos de embarque e desembarque, conectando o ramal Barreiros-Porto ao bairro histórico do Valongo a partir da Estação Conselheiro Nébias.
Ele vai interligar pontos de interesse público, como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo. A operação com transporte de passageiros está prevista para começar no primeiro semestre de 2025.
Segundo a EMTU, estima-se que o modal atenderá cerca de 35 mil passageiros por dia na Baixada Santista. Com a integração dos 11,5 km da primeira fase (Barreiros-Porto) e os 8 km do segundo trecho (Conselheiro Nébias-Valongo), o trajeto total será de 19,5 km.
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