Recife


Companhias de bonde

Brazilian Street Railway Limited (Trilhos Urbanos do Recife ao Caxangá)

Em 1872, a cidade contava com 3 companhias de bondes ligando o centro da cidade aos seus subúrbios: a Brazilian Street Railway Company Limited (Trilhos Urbanos do Recife ao Caxangá), a Companhia dos Trilhos Urbanos do Recife a Olinda e Beberibe, e a Pernambuco Street Railway Company.

O sistema de bondes elétricos da capital pernambucana funcionou entre 1914 e 1960.



Ponte da rua do Sol da Brazilian Street Railway em 1910, demolida em 1915
substituída pela Ponte Duarte Coelho, inaugurada em 1943
Foto Francisco du Bocage. Coleção IMS

Linha Magdalena - Rua Nova na década de 1910

Bonde de tração animal na rua do Aragão, bairro da Boa Vista

Rua do Imperador
Cartão postal circulado em 1926


Vídeo - Linha Várzea - Bairro do Recife na década de 1920 (colorizado)

Foto - Inauguração do bonde elétrico em Boa Viagem em 1926


Praça Pinto Dâmaso, mais conhecida como Praça da Várzea
 terminal da linha da Várzea, década de 1930
Coleção Elysio Belchior

Rua Nova em dezembro de 1937
Coleção Fundação Joaquim Nabuco

Carros de primeiro e segunda classe do bonde de Olinda 
na rua Sigismundo Gonçalves Crespo, atual praça da Independência

Avenida Beira Mar em agosto de 1933

Bonde de Olinda na ponte Mauricio de Nassau na década de 1930

Bondes Olinda e Magdalena na rua Nova
Coleção Museu da Cidade do Recife


REFERÊNCIAS:

Decretos. O Diario Official publicou os seguintes. Jornal do Recife. Recife. 5 novembro 1870. p. 2.

A Resenha. O Americano. Recife. 24 setembro 1871. p.4.

Almanak de Pernambuco 1894. Recife.

Pernambuco. Minas Geraes. Ouro Preto. 25 novembro 1896. p.5.

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